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Por natureza o RH e o TI não são tão parceiros. Historicamente a falta de comunicação e entendimento tem sido a maior barreira entre os dois. Entretanto, em meio a uma crise de engajamentos por lado dos funcionários, as duas funções estão reconhecendo que precisam trabalhar juntas para entregar uma solução a longo prazo para solucionar este problema. A empresa Gallup revelou em sua mais recente pesquisa, intitulada “State of the Global Workforce”, que 85% dos funcionários estão desestimulados durante o trabalho, e que um quinto deles estão se desligando de suas empresas atuais. Qualquer negócio que esteja trabalhando com somente 15% de sua capacidade irá apresentar desgastes, e estima-se que o problema pode gerar à economia global uma perda de 7 milhões de dólares por ano devido à falta de produtividade. Este cenário está forçando empresas a pensar mais na experiência de trabalho que proporcionam a seus colaboradores, e com o ambiente de trabalho digital e físico colidindo, tornou-se claro que é necessária uma mudança de perspectiva. Chegou a hora dos departamentos de RH e TI deixarem o passado para trás e se unirem para maximizar suas contribuições para proporcionar a melhor experiência de trabalho aos funcionários.

É possível RH e TI trabalharem realmente juntos?

O ceticismo em nós irá questionar se é possível mesmo um relacionamento de colaboração entre RH e TI, mas eu responderia que sim, é possível. Não é mais uma questão de escolha agora, pois a experiência do funcionário passa por todos os aspectos de organização de uma empresa e é preciso abranger todos eles juntos. Buscando aprofundamento nesse assunto, o Economist Intelligence Unit (EIU) publicou recentemente um artigo, patrocinado pela Citrix, que explorou como as empresas estão lidando com o employee experience e o papel da tecnologia nele. A pesquisa mundial feita com 1.145 executivos revelou que a mesma porcentagem de executivos do RH e do TI (75%) se sente responsável por melhorar a experiência dos funcionários. Concluímos então que é muito benéfico quando CIOs e CHROs consideram a transformação digital como um projeto compartilhado, como em 45% das organizações de alta performance e 38% das que já são digitalmente desenvolvidas o fazem.

Já estamos presenciando o surgimento de cargos como Head of HR Technology, juntamente com funções designadas a fornecer a ligação entre as áreas de RH e TI. A pesquisa da EIU descobriu que 40% das organizações de alta performance e 33% das que já são digitalmente desenvolvidas, estão desenvolvendo especialistas que possuem experiência tanto em RH como em TI, com o propósito de reduzir as barreiras entre as duas funções. Beth Galetti, VP de Recursos Humanos da Amazon, pode ser considerada um grande modelo. Ela é a mulher de mais alto escalão da empresa e se reporta diretamente ao fundador e CEO Jeff Bezos.  No entanto, antes de ingressar na Amazon, ela não possuía experiência formal em RH e era veterana em tecnologia por profissão. A tecnologia desempenha um papel fundamental na formação da experiência dos funcionários. Cada vez mais, o RH precisa pensar na tecnologia como uma maneira de aprimorar e apoiar a experiência dos funcionários, desde o trabalho flexível até a sustentabilidade, atraindo e retendo novos talentos, monitorando e valorizando a  sua saúde mental.

Artigo traduzido na íntegra. Leia a versão original no site da Citrix clicando aqui.

Webinar – A experiência do trabalho

Apesar da urgência, promover a colaboração entre TI e RH não é uma tarefa fácil e há muitas barreiras no caminho.

Para saber mais sobre o employee expirience, que é considerada uma prioridade alta para 73% das empresas, assista o seminário on-line The Experience of Work. Jane Christopher especialista do setor, Pete Swabey, diretor editorial da EMEA e Christian Reilly, diretor de tecnologia da Citrix, exploram as descobertas da pesquisa da EIU e desvendam como o RH e a TI podem trabalhar juntos para ajudar a moldar a experiência dos funcionários.

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