Reunimos algumas dicas para driblar os desafias de trabalhar de casa durante o período da quarentena causada pelo coronavírus.

Com o crescente número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil e no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou recomendações que as autoridades e a população em geral devem adotar de agora em diante. O objetivo das novas recomendações é impedir o avanço do coronavírus e “achatar a curva”. Dentre elas destaca-se o isolamento domiciliar que segundo a organização é a única maneira efetiva de impedir o avanço do vírus.

A maior parte dos contágios da doença, ocorrem em locais de grande aglomeração de pessoas e em locais fechados ou com pouca ventilação, tais como meios de transportes (ônibus, trens, metrô, aviões etc.), locais de eventos corporativos e sociais e escritórios. 

Levando esse cenário em consideração, iniciou-se um grande movimento por parte das empresas e instituições públicas para que seus funcionários adotassem a política de trabalho home office. Porém, a maioria delas ainda não tem as ferramentas necessárias para que seus colaboradores realizem suas tarefas remotamente ou tenham acesso à estrutura adequada para a realização do trabalho. Outro problema é que boa parte dessa força de trabalho não tem o costume de realizar suas tarefas em locais que não sejam o conhecido escritório. 

Por isso, reunimos algumas dicas de como obter os melhores resultados trabalhando home office:

Organização

Como no escritório, a organização é muito fundamental para o sucesso do trabalho remoto. O ideal é achar um ambiente tranquilo, com bom espaço para seu material de trabalho, e que você se sinta confortável para realizar suas tarefas. É importante é manter o foco e tentar se manter distante de distrações que possam diminuir sua produtividade durante o dia.

Planejamento

Colocar em ordem as suas prioridades na hora de trabalhar de casa pode ajudar muito a não perder o foco e deixar passar algo que possa ser esquecido. Pode-se criar listas de tarefas e prazos para completá-las ao longo do dia, adicionando lembretes e com a ajuda de ferramentas como o calendário. A Google anunciou que, por conta do coronavírus e para incentivar o trabalho remoto, o Hangouts Meet está disponível para todos os usuários do G Suite. Agora, o recurso pode ser utilizado gratuitamente por todos os clientes. Com ele é possível realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores. Além disso, ele permite gravar e salvar as chamadas no Google Drive.

Comunicação

A comunicação não pode parar. Continuar a se comunicar com seus parceiros de trabalho, alinhando estratégias, trabalhando em conjunto e também socializando fará com que o trabalho remoto seja muito mais agradável e produtivo. Reservar alguns minutos para compartilhar com seu time sobre a experiência de home office ajudará a manter o espírito de colaboração e camaradagem. Vídeo-chamadas são bem vindas, mas não se esqueça de manter a etiqueta profissional, vestindo-se adequadamente para tal.  

Infra-estrutura digital 

Os apps, ferramentas, documentos e informações com que você trabalha diariamente no escritório importam muito, e podem e devem ser usadas também fora dele. Hoje, a melhor maneira de trabalhar fora do escritório com segurança e agilidade é usando as novas tecnologias de workspace e cloud para proporcionar o mesmo ambiente digital em qualquer lugar. Elas possibilitam que com um único acesso, tudo que precisa esteja em um só lugar, todos os microapps, documentos, informações e de forma fácil e segura.