A importância da tecnologia aliada ao planejamento de continuidade de negócios para preservar o bom funcionamento de organizações em períodos de interrupções.

Até agora, o ano de 2020 trouxe consigo grandes desafios para a população e também para organizações no Brasil e no mundo todo. A região sudeste do país enfrentou no mês de fevereiro um volume fora do normal de chuvas, os índices de precipitações bateram recordes e causaram inúmeros danos e prejuízos.

Os temporais que alagaram as ruas de diferentes cidades provocaram um prejuízo estimado de R$ 203 milhões para o varejo da região, segundo um estudo produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Milhares de pessoas ficaram sem ter como chegar aos seus locais de trabalho, causando perdas ainda maiores em decorrência dos dias de paralisação.

Pouco mais de um mês após o ocorrido das chuvas, quando a economia dava os primeiros sinais de recuperação, surge uma pandemia global, impactando negativamente a população, economia, e organizações. As novas medidas adotadas durante quarentena têm afetado não só o comércio brasileiro, mas também as empresas, que foram obrigadas a implementar o home office para a maioria de seus colaboradores na tentativa de manter seus negócios ativos e diminuir prejuízos.

O surgimento destes cenários trouxe à tona uma questão que muitas vezes passa desapercebida pelas organizações, a gestão de continuidade de negócios: Como manter sua empresa ativa e sua força de trabalho produtiva durante interrupções, sejam elas planejadas ou não?

Plano de Continuidade de Negócios

O primeiro passo é a criação de um bom Plano de Continuidade de Negócios (PCN). Seu principal objetivo é especificar ameaças e riscos e analisar seus impactos no negócio como um todo. Caso as ameaças se concretizem, o plano é colocado em ação, possibilitando a continuidade das operações mesmo em situações de contingência, resguardando os interesses, a reputação e a imagem da organização, além de suas atividades. 

Para a área de TI, por exemplo, a recuperação de uma interrupção nos negócios pode ser um processo demorado e complexo. Colocar os sistemas online novamente, restaurar os dados perdidos, substituir dispositivos perdidos ou inacessíveis garantindo que cada um possa executar o software necessário, provisionamento e configuração de aplicativos, projetar novas maneiras de trabalhar e comunicá-las aos usuários são alguns dos desafios encontrados durante uma situação de emergência.

Um plano de continuidade de negócios eficaz simplifica e acelera bastante esse processo, ajudando a TI a restaurar e manter o serviço para a organização, enquanto faz com que as pessoas voltem ao trabalho o mais rápido possível. Em eventos com algum aviso prévio, como uma mudança planejada de escritório ou previsão do tempo de emergência, a organização pode até impedir que seu trabalho seja interrompido antes de tudo.

É importante que a alta administração e os demais colaboradores conheçam todas as fases do desenvolvimento do PCN para contribuir com a identificação das ameaças e dos riscos que podem afetar o negócio. O plano deve ser elaborado inicialmente considerando as situações de risco com maior impacto e ampliar-se conforme a maturidade da organização frente à proteção dos seus ativos.

Novas tecnologias e a continuidade de negócios

Na TI, a perda de dados geralmente é o foco principal da continuidade dos negócios e recuperação de desastres, uma vez que os dados são a força vital da maioria das operações comerciais hoje, abrangendo e-mails, arquivos, softwares e sistemas operacionais dos quais as empresas dependem todos os dias. Uma grande perda de dados, causada por ransomware, erro humano ou algum outro evento, pode ser desastrosa para empresas de qualquer tamanho.

Além da preservação de dados, outra preocupação que as organizações precisam considerar quando elaboram seu PCN, é a continuidade da sua força de trabalho. Sem que seus colaboradores possam continuar a realização de suas atividades e tarefas, a empresa não funcionará normalmente e os prejuízos serão garantidos.

Hoje, existem diversas tecnologias que auxiliam e administram a gestão de continuidade dos negócios em situações de emergências e interrupções. A empresa de softwares americana Citrix, por exemplo, possui soluções focadas especificamente para auxiliar as organizações nesta área:

Digital Workspace

A tecnologia segura de workspace digital permite que as pessoas se conectem a aplicativos e dados em operações de rotina e em situações de emergência, usando qualquer dispositivo, rede ou nuvem. 

Content Collaboration

Possibilita que usuários, equipes e clientes acessem a sincronização e compartilhem arquivos com segurança de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. O TI pode conceder acesso facilmente a repositórios de dados corporativos existentes sem comprometer a segurança. 

Segurança de Aplicativos

A virtualização de aplicativos e desktops do Windows com tecnologia a Citrix Virtual Apps and Desktops permite que o TI transforme os aplicativos Windows e desktops em serviços sob demanda, entregues com segurança para workspaces digitais em qualquer dispositivo, em qualquer local. 

Segurança de rede

O Citrix ADC e o Citrix SD-WAN simplificam o failover do data center para os usuários. Se o primeiro data center fica inoperante, o Citrix ADC redireciona os usuários automaticamente para o site secundário, enquanto continua a executar os balanceamentos de carregamento e de carga global. O Citrix ADC também permite que as organizações que usam uma nuvem pública para backup, gerenciem esses serviços terceirizados em uma infraestrutura da mesma maneira que fariam em seu próprio backup de data center. 

Segurança e compliance

Durante um evento de continuidade de negócios, os dados e os aplicativos são entregues usando a mesma infraestrutura das operações de rotina, com a mesma segurança. Os aplicativos Windows permanecem sob a infraestrutura de nuvem híbrida controlada pela área de TI, onde a automação e centralização do gerenciamento aprimora a aplicação de políticas de conformidade regulatória e proteção antivírus. 

Analytic e Insights 

Fornecem visibilidade total da sua infraestrutura de TI, com análises em tempo real para detectar ameaças, configurações incorretas e problemas de desempenho além de insights acionáveis em tempo real, ​​para garantir que seu ambiente esteja funcionando da maneira mais otimizada possível.

Endpoint Management

Permite o provisionamento baseado em identidade e controle de aplicativos, dados e dispositivos, bem como conta automática de desprovisionamento e limpeza seletiva de todos os dispositivos que foram usados temporariamente durante um evento de continuidade de negócios.

Implementação do Plano de continuidade de negócios

A fase final é assegurar de que o PCN funciona de fato. A única maneira de saber se ele realmente funcionará em meio a uma situação de crise é através de testes. É preciso testá-lo rigorosamente para saber se cumprirá seu objetivo de maneira correta, eficaz e segura.

Testes de simulação são bastante produtivos e devem ser realizados anualmente. Para o teste, é importante a criação de um ambiente que simule uma situação de crise real, com todos os equipamentos, área de TI, suprimentos e funcionários. O objetivo da simulação é determinar se a organização pode de fato executar as principais funções de negócios normalmente durante a ocorrência.

O treinamento dos colaboradores também é de suma importância para um planejamento bem sucedido. Todos precisam estar envolvidas e cientes das ações e passo a passos em casos de emergência e crise. O ideal é que os treinamentos sejam repetidos algumas vezes durante o ano, e oferecidos também a todos os novos funcionários.