Workspaces inteligentes são a última barreira para proporcionar a melhor experiência para o colaborador e alavancar a produtividade.

Imagine poder chegar no seu local de trabalho, escolher qualquer equipamento disponível (notebook, desktop, celular ou tablet), realizar o login através de reconhecimento facial e, instantaneamente, ter à disposição sua última sessão aberta, do ponto onde você havia parado o seu trabalho. Tudo isso em um ambiente amigável, com design intuitivo e seguro. Além disso, com o gerenciamento desses espaços feito de forma inteligente, com insights provenientes de análises de dados feitas por IA, é possível automatizar processos e otimizar tarefas corriqueiras em apenas alguns cliques. Workspaces inteligentes e personalizados para cada funcionário terão cada vez mais importância dentro de um contexto de alta competitividade e evolução tecnológica acelerada.

Tecnologias como biometria e reconhecimento facial terão um grande papel dentro desse cenário, elas substituirão as diversas senhas, logins e informações de cadastro obrigatórias em praticamente todos os apps e programas utilizados ao longo do dia, garantindo mais segurança durante as atividades. Bastará um toque para a abertura de qualquer ferramenta, sem riscos de perda de senha, invasões e esquecimento de informações.

Utilizando apenas a sua digital será possível também customizar seus ambientes de trabalho por meio de automação. Será possível pré-definir suas preferências com relação a temperatura do ambiente, altura da mesa e cadeira, intensidade da iluminação, som ambiente, entre outros, e quando entrar em uma sala de reunião ou sala privativa, por exemplo, os ambientes se adaptarão automaticamente às suas preferências salvas previamente.

E não paramos por aí, a customização não se limitará somente a ambientes físicos, mas também será possível em ambientes de trabalho digital. Essa é a proposta dos ambientes de trabalho inteligentes. Eles possibilitam que cada usuário tenha um espaço de trabalho digital integrado com todos seus apps em um só lugar, diminuindo assim as distrações e aumentando a segurança e usabilidade.

Todas estas novas tecnologias associadas, tem como objetivo principal proporcionar aos seus usuários uma melhor experiência de trabalho, aumentando cada vez mais sua produtividade, através da otimização do tempo, diminuição das distrações, integração de ferramentas e dando mais conforto e praticidade às atividades do dia a dia.  Em um estudo realizado pela Accenture, foi revelado que o impacto do uso de tecnologias de IA (inteligência artificial) em negócios pode aumentar em até 40% produtividade dos funcionários.