A grande onda de trabalho remoto que tomou conta do mundo durante os primeiros meses de 2020 pode mudar a forma como trabalhamos de agora em diante.

A descoberta do Covid-19 causou um impacto, ainda imensurável, na economia mundial, negócios, empresas, governos e na vida de milhões de pessoas. Neste momento a sensação de insegurança e dúvida do que está por vir é grande: o que o futuro reserva? O que vamos aprender? Como a vida mudará? E qual será o novo normal?

Embora muitos destes questionamento ainda não tenham uma resposta assertiva, alguns acontecimentos que temos vivenciado durante este período de crise, podem nos dar indicativos de como algumas áreas de nossa vida mudará no futuro, um deles é a forma como realizamos nosso trabalho, como os locais de trabalho e tecnologia mudarão e como as empresas modificarão as suas abordagens gerais com relação a flexibilidade do trabalho.

O trabalho se tornará mais flexível

Muitas empresas têm resistido a deixar os funcionários trabalharem em casa, mas esse inesperado movimento global de trabalho remoto obrigou as organizações a aceitá-lo como uma opção válida e viável. Muitas delas implementaram sistemas e suporte tecnológicos melhores para facilitar o trabalho fora do escritório, ao mesmo tempo em que as equipes estão descobrindo como colaborar à distância. As empresas expandirão a aceitabilidade do trabalho remoto e fornecerão mais opções e flexibilidade para os funcionários trabalharem onde quer que eles possam realizar o melhor seu trabalho, inclusive fora do escritório.

Empresas investirão mais em tecnologia 

Algo que ficou claro durante a pandemia foi que empresas que tinham melhor preparo tecnológico saíram na frente durante o isolamento social e a prática do trabalho remoto para seus funcionários. Elas foram capazes de fornecer melhor infraestrutura para que seus colaboradores pudessem trabalhar normalmente e, mais importante, de forma segura. A tendência após a normalização das atividades é que haja maior investimento em tecnologias como softwares, serviços de cloud, inteligência artificial e segurança digital.

Os colaboradores ficarão mais à vontade com a tecnologia

Independentemente do nível das pessoas de conforto com a tecnologia no anteriormente, é provável que tenham se tornado ainda mais adeptos a ela após a atual crise da COVID-19. É desafiador para a grande maioria usar novas ferramentas e sistemas, e principalmente, depender deles para conseguir realizar suas tarefas diárias, mas com estes novos desafios os colaboradores provavelmente expandiram seu conforto, capacidade e confiança com a tecnologia.

O relacionamento entre colegas de equipe vai melhorar

Nada é mais significativo na criação de vínculos entre colegas de equipe do que um inimigo em comum, e a luta contra o coronavírus é um exemplo perfeito do que fortalecerá os relacionamentos. São tempos muito difíceis e, quando todos saírem deste momento, depois de terem passado por isso juntos, existirão novos níveis de conexão entre colegas. Serão compartilhados vínculos duradouros com quem trabalharam para resolver problemas e agir proativamente durante esses momentos difíceis. O trabalho é fundamentalmente social, e hoje e no futuro, os colegas de trabalho ocuparão um lugar ainda mais importante na experiência de trabalho.

O apoio à saúde mental será adotado

O isolamento é um fator primário na depressão, ansiedade e outros problemas significativos de saúde mental – e a necessidade de distanciamento físico e social apenas intensificou essa luta. Anteriormente, a saúde mental pode não ter recebido a atenção necessária que merecia. Porém, com um aumento potencial em questões de saúde mental, há uma apreciação maior por sua importância e pelas maneiras pelas quais as empresas podem fornecer soluções, benefícios de emprego e programação para ajudar os funcionários.

Além disso, a pandemia do novo coronavírus terá um papel importante na aceleração da transformação digital. Mesmo antes já presente, agora ela será potencializada à medida que as organizações buscarão se preparar melhor para futuros cenários de crise, como o que estamos vivenciando.