Veja quais são as tecnologias que estarão em destaque durante este ano.

Na última década pudemos perceber o rápido avanço da tecnologia e as mudanças que a transformação digital proporcionou em todos os âmbitos de nossa vida. Mudamos a maneira como consumimos, interagimos, nos comunicamos e como nos conectamos com o mundo. O progresso tecnológico também impactou a economia global e tem mudado cada vez mais a forma como negócios são realizados, administrados e sua evolução.

Pensando nas novas tecnologias que surgem a cada ano que passa, selecionamos algumas das principais tendências tecnológicas que prometem se destacar durante o ano de 2020:

Computação em nuvem

No processo de transformação digital, a computação em nuvem tem sido protagonista por diversos motivos. Isto porque, por exemplo, uma empresa não precisa ter toda uma infraestrutura própria para adotá-la, é possível fazer isso por meio de plataformas externas. Além das demais vantagens na adoção desse tipo de tecnologia como o aumento da capacidade de armazenamento de dados e informações, acesso remoto de qualquer dispositivo, segurança das informações armazenadas, entre outras.

A indústria da computação em nuvem segue como uma das mais crescentes no mundo. O aumento da aderência aos serviços de cloud deve impulsionar ainda mais esse mercado, estimulando também a ascensão de novas empresas de SaaS e PaaS.

SaaS – Software as a Service

Com a revolução tecnológica, surgiram também novos panoramas em meio ao mercado. Entre eles, destaca-se o ramo de SaaS, que alia serviços e tecnologia de maneira única. Ao vender softwares como serviço e não como um produto, é gerada uma receita recorrente, já que os sistemas geralmente são contratados via assinaturas. Em vez de uma única venda, a empresa continua a atualizar o programa e oferece suporte, segurança de dados e servidores para proporcionar boas experiências aos clientes e funcionários.

IoT – A Internet das Coisas

A internet das Coisas é um dos conceitos mais importantes para os próximos anos. Basicamente, se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet como, veículos, smart TVs, smartphones, smartwatches, e-reader e etc. Suas possibilidades são inúmeras, a IoT está transformando relação das pessoas com a tecnologia, mudando o modo como interagem com o mundo e, principalmente, o modo como o mundo interage com elas.

O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo. Qualquer utensílio que possa imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas, eles poderão conversar entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral, e seu uso pode abranger desde o monitoramento de saúde, fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou até mesmo o número de vagas disponíveis em um estacionamento.

Inteligência artificial

Considerada muito mais que um tendência, a Inteligência Artificial faz parte de um ramo da ciência da computação que busca a simulação de comportamentos por meio de machine learning. Algumas das vantagens que a IA pode oferecer para empresas, de qualquer porte e ramo, são automação, maior agilidade, precisão, controle de riscos e predição. 

Hoje, o que a maior parte das organizações buscam em algum nível é a personalização de sua comunicação e atendimento, tanto digital como físico, como entender melhor os comportamentos e desejos de seus clientes para oferecer os melhores serviços e produtos para suas necessidades reais. A IA pode proporcionar isso e muito mais.

Cibersegurança

A medida que as novas tecnologias evoluem, novas formas de invasão e cibercrimes também acompanham essa evolução. Cada vez mais comuns, o crimes virtuais tem sido uma das principais preocupações por parte de organizações, que temem pela segurança de seus dados e informações sigilosas. Por sua grande importância, a segurança na era da transformação digital ganhou destaque a medida que grandes empresas de softwares dedicam seu tempo no desenvolvimento de ferramentas que ofereçam soluções para possíveis ataques e um ambiente digital seguro para que os colaboradores realizarem suas tarefas, tanto no escritório, como remotamente.

Ao mesmo tempo, os consumidores também estão cada vez mais conscientes de que suas informações pessoais são valiosas e exigem controle. As empresas reconhecem o risco crescente de proteger e gerenciar dados pessoais, e os governos têm desenvolvido legislações rigorosas para garantir que as empresas façam esse controle, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).