O gerenciamento unificado de dispositivos permite a flexibilização do trabalho e acompanha as tendências da transformação digital.

O trabalho não é mais como antes, nos últimos anos a transformação digital vem mudando a nossa relação com ele e a forma como o fazemos já não é mais a mesma. As novas tecnologias permitiram que houvesse a flexibilização da forma de trabalhar e hoje não há mais a necessidade de estarmos presentes no escritório físico para realizarmos nossas tarefas profissionais normalmente. Ao mesmo tempo, conforme as tecnologias se tornaram mais acessíveis, mudou-se também o perfil dos profissionais no mercado, que cada vez mais buscam por oportunidades onde possam ser oferecidas experiências de trabalho mais modernas e flexíveis.

A flexibilidade é uma das principais tendências relacionadas à transformação digital dentro do ambiente de trabalho. É comprovado que a flexibilização do trabalho por meio das empresas aumenta a produtividade e o engajamento dos seus funcionários, além de apresentar benefícios às organizações, como por exemplo redução de custos com transporte.

Mas, é claro que para que tudo isso seja possível, para que o trabalho possa ser realizado de forma eficaz e segura de qualquer lugar, é necessária uma boa infraestrutura tecnológica que suporte e gerencie as inúmeras possibilidades que o trabalho flexível permite, como por exemplo, o Unified Endpoint Management (UEM).

O UEM é uma solução unificada de gerenciamento de endpoints projetada para garantir mais segurança, flexibilidade e produtividade aos colaboradores. Suas ferramentas proporcionam ao departamento de TI uma solução única para proteger e gerenciar todos os endpoints de uma infraestrutura corporativa, de qualquer lugar que estejam, incluindo dispositivos móveis (smartphones e tablets), dispositivos de IoT e dispositivos tradicionais, como computadores e laptops.

A nova geração de profissionais que vêm surgindo à medida que a transformação digital avança, tem feito com que empresas busquem soluções mais modernas para atender às suas novas necessidades tecnológicas. Organizações que oferecem um espaço de trabalho digital mais moderno têm maiores chances de retenção de novos talentos e melhor engajamento por parte de seus colaboradores.

Os departamentos de TI e RH têm trabalhado juntos para oferecer a melhor experiência de trabalho em busca de melhores resultados de performance por parte do time de profissionais. O UEM facilita o processo de onboarding, por exemplo, tornando mais fácil a adaptação do novo colaborador aos sistemas e ferramentas digitais e o acesso às informações e materiais da empresa.

Hoje, já é possível notar que os profissionais utilizam mais de um dispositivo móvel para realizar sua tarefas onde quer que estejam, alternando entre smartphones, tablets e notebooks. O que nos leva a mais uma tendência dentro da flexibilidade do trabalho, a BYOD (bring your own device, no portugûes, traga seu próprio dispositivo), onde os colaboradores usam seus próprios dispositivos pessoais para realizar o trabalho.

Mas como separar o conteúdo pessoal do corporativo nestes dispositivos? O UEM possui ferramentas que possibilitam o agrupamento de aplicativos, criptografia e outros métodos semelhantes, para que o TI possa separar aplicativos e dados corporativos e pessoais em cada dispositivo, restringindo ou desativando interações entre os dois com base nas políticas de segurança definidas pela empresa. A conteinerização também realiza proteção contra malware e vazamento de dados sigilosos.

O futuro do trabalho está mais perto a cada dia, a transformação digital avança constantemente e, mesmo quando não a percebemos, ela já influencia vidas, trabalhos e organizações. As empresas que buscarem acompanhar as tendências deste futuro, buscando novas tecnologias para otimizar seus processos, impulsionar seus negócios e, principalmente, proporcionar melhores experiências a seus funcionários, estarão a frente no mercado.

Citrix Unified Endpoint Management