O engajamento dos colaboradores é o comprometimento emocional e o investimento profissional de um funcionário em seu trabalho, bem como os resultados de negócios da organização. Embora relacionado à satisfação do profissional, o engajamento se preocupa principalmente com a produtividade e o foco no ambiente de trabalho, em vez de apenas se preocupar apenas com sua felicidade. É este engajamento que sustenta diretamente o sucesso de toda a empresa, já que é muito mais provável que uma força de trabalho engajada faça o melhor trabalho.

Funcionários altamente engajados são mais propensos a ir além dos requisitos básicos de seus empregos. É mais provável que uma força de trabalho envolvida conclua os projetos com mais antecedência, ou encontrará novas maneiras de tornar a organização mais ágil e eficiente para melhorar os resultados dos negócios. Trabalhadores com alto envolvimento têm menos probabilidade de se distrair durante o trabalho e maiores chances de inovar na maneiras de realizar suas tarefas. Como enxergam o quadro geral e acreditam na missão de sua empresa, estes profissionais estão mais dispostos a ajudar seus colegas e a companhia a prosperar em um ótimo ambiente de trabalho.

Melhorar o engajamento dos funcionários beneficia uma organização de várias maneiras. De acordo com a Gallup, o alto envolvimento dos funcionários reduz a rotatividade em até 59%, melhora a tomada de decisões e a satisfação do cliente, e aumenta os lucros em cerca de 21%. Esses benefícios são o motivo pelo qual uma pesquisa recente realizada pela Harvard Business Review constatou que a maioria dos empresários considerava que níveis mais altos de envolvimento dos funcionários eram importantes para seu sucesso.

Employee experience 

O envolvimento dos colaboradores está intimamente relacionado à experiência que eles vivenciam dentro do trabalho e a ampla gama de percepções e observações que desenvolvem à medida que interagem com uma organização. A experiência dos funcionários abrange todas as interações com sua empresa, incluindo relacionamentos com colegas de trabalho e gerentes, experiências com tecnologia e espaços de trabalho, e marcos importantes como revisões anuais.

Como a experiência geral dos funcionários tem um impacto direto sobre o comprometimento de cada um com a missão e os objetivos da empresa, uma boa experiência com os funcionários tenderá a aumentar seu engajamento. Assim, os empregadores que desejam melhorar o engajamento dos funcionários devem prestar muita atenção aos ambientes digitais e culturais que compõem as suas experiências cotidianas. Ao projetar estratégias para otimizar a experiência dos funcionários com melhor gerenciamento e tecnologia, uma empresa tenderá a ver seus funcionários mais envolvidos com seu trabalho.

Medindo o nível de engajamento

Para ajudar os colaboradores a se envolverem mais, os recursos humanos devem se envolver com eles para reforçar seu valor para a organização e dar-lhes uma participação pessoal em seu sucesso. Algumas perguntas para medir o envolvimento dos funcionários incluem: Os funcionários sentem que seu trabalho é visto e importante? Os funcionários sabem que têm oportunidades de crescer e qual a melhor forma de perseguir esses objetivos? Os funcionários têm as ferramentas e a tecnologia para fazer o melhor trabalho possível?

As melhores práticas para produzir níveis mais altos de engajamento
  • Comunique-se regularmente. Priorize a comunicação entre executivos e gerentes e entre gerentes e membros de sua equipe. Faça check-in para garantir que todos tenham o que precisam para realizar bem seu trabalho, ofereça recompensas e reconhecimento quando necessário, e facilite o feedback dos colegas no ambiente de trabalho.

  • Modele o comportamento ideal dos funcionários. Os funcionários precisam sentir que a responsabilidade, a transparência e o engajamento começam no topo da organização. Isso os ajuda a ver que o comprometimento emocional e os valores de sua organização refletem os seus – e eles se sentirão mais capacitados para tomar a iniciativa em seus próprios papéis.

  • Avalie o envolvimento dos funcionários. Crie uma pesquisa completa sobre seu envolvimento (pelo menos 50 a 80 perguntas, com espaços abertos para respostas mais completas) e informe a eles por que sua participação é importante. O que quer que eles digam, aceite seu feedback com calma e comunique que ele é entendido. O uso dessas pesquisas como ferramenta pode orientar a tomada de decisões no futuro e ajudar os funcionários a  sentirem mais comprometimento emocional com o trabalho.

O papel da tecnologia

É mais provável que os funcionários se envolvam quando acreditam que seu departamento de TI está focado em ajudá-los a serem mais produtivos. A tecnologia é apenas um dos fatores que motivam o engajamento dos funcionários, mas a implantação das ferramentas certas pode ajuda-los a se concentrar e fazerem o melhor trabalho possível. Isso torna importante obter a adesão dos colaboradores ao avaliar novas tecnologias, porque quanto mais eles sentem que sua organização está atendendo às suas necessidades e fornecendo as ferramentas certas, maior a probabilidade de melhorar seu engajamento no trabalho.

Idealmente, a tecnologia para melhorar o envolvimento dos funcionários deve ser simples, fácil de usar e fornecer aos funcionários tudo o que eles precisam em um espaço de trabalho digital. Ao integrar todos os aplicativos e ferramentas em um único espaço de trabalho, é evitando que haja distrações ou desperdício de tempo procurando informações importantes em locais diferentes. Também é útil implantar tecnologias que ofereçam aos funcionários a capacidade de trabalhar de qualquer lugar, pois isso oferece a eles mais opções sobre como eles realizam seu trabalho – ajudando-os a se tornar uma força de trabalho mais engajada e feliz.