No começo do ano, quando fizemos as previsões das principais tendências de tecnologia para 2020, nós nem imaginávamos o que estava por vir. Em poucos meses, a pandemia provocada pela COVID-19 acelerou a transformação digital em várias empresas ao redor mundo.

A necessidade de proteger a saúde de todos e evitar um colapso no sistema hospitalar nos obrigou a aprender como conciliar o isolamento social com as demandas de trabalho para que o mercado sofresse o menor impacto possível e continuássemos a realizar nossas atividades.

Em uma realidade bem diferente da que imaginávamos para esse ano, a área de TI, até pouco tempo atrás acionada apenas diante de problemas técnicos, se tornou protagonista dentro de organizações públicas e privadas. De uma hora para outra, a qualidade na prestação de qualquer serviço passou a depender quase que única e exclusivamente da tecnologia.

Profissionais se depararam com novos desafios e mudanças radicais começaram a acontecer nas relações e modelos de trabalho, reconfigurando o cenário que conhecíamos.

O futuro do trabalho chegou mais cedo do que imaginávamos

Assim que os primeiros casos do novo corona vírus foram notificados no Brasil, grandes e pequenos negócios adotaram o home office em período integral. Mas, em pouco tempo, os gestores logo perceberam que para manter a produtividade dos colaboradores, seria preciso muito mais do que fornecer os equipamentos de trabalho corretos.

Vimos de perto milhares de dúvidas surgirem: como manter meus funcionários engajados? O que fazer para garantir a qualidade dos serviços? Devo me preocupar com a proteção de dados durante o acesso remoto? A cultura da empresa precisa mudar?

Logo, cibersegurança e comunicação se tornaram as palavras-chave para a organização do trabalho. Para driblar os desafios da era do home office, o investimento em ferramentas usadas na transformação digital foi pesado.

A análise inteligente de informações, o gerenciamento de dados, a adoção de infraestruturas hiperconvergentes da Nutanix e Digital Workspace da Citrix foram só algumas das principais soluções implementadas no mundo corporativo. Por aqui, tivemos muitos webinars, artigos, posts e consultorias desenvolvidos para ajudar e informar clientes e empreendedores interessados em tecnologia e inovação.

A Segurança digital se tornou prioridade

Não poderíamos esquecer que além do foco na experiência do colaborador, a segurança digital também virou pré-requisito para a sobrevivência dos negócios. O número de ataques à sistemas de grandes e conceituadas organizações acendeu um alerta quanto a vulnerabilidade dos dados empresariais diante do acesso remoto.

Já a entrada da LGPD em vigor deixou clara a urgência em adotar políticas e ferramentas que garantissem transparência e proteção durante o tratamento de informações pessoais. E, mais uma vez, para lidar com essas questões e evitar multas e penalizações, a adoção de soluções usadas para transformação digital foi fundamental.

Ao longo do ano, todos os eventos e mudanças provocadas pela pandemia deixaram claro o quão necessária a modernização do ambiente de trabalho é para assegurar a sobrevivência dos negócios e a geração de empregos.

Nós, da Populos, temos orgulho em dizer que ajudamos empresas a se adaptarem à nova realidade imposta por 2020. E prestes a entrar em um novo ano, temos um time de especialistas pronto para criar experiências de trabalho unificadas através da tecnologia e promover a volta ao escritório assim que for seguro para todos.