Solidão provocada pelo isolamento social, reuniões virtuais intermináveis, longas jornadas de trabalho marcadas por interrupções constantes, ruídos na comunicação entre sua equipe e falhas provocadas pelo uso de tecnologias que parecem cada vez mais desatualizadas. Soa familiar para você?

A sobrecarga provocada pela adesão em massa ao home office sem a criação de políticas internas e sem o uso de soluções que facilitem processos operacionais pode custar caro para a saúde física e mental dos colaboradores. E quem paga o preço dessa conta é o seu negócio, que perde em engajamento, produtividade e satisfação do cliente.

Se há alguns meses a preocupação era facilitar a transformação digital e a migração rápida e sem dor de cabeça para o trabalho remoto, hoje a prioridade de gestores como você é manter o bem-estar dos profissionais que têm ao seu lado. Um estudo realizado recentemente pela IBM Institute for Business Value mostrou que para os CEOs brasileiros esse é o investimento que garantirá o sucesso pós-pandemia.


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Termo relativamente novo por aqui, o bem-estar digital consiste no relacionamento saudável com a tecnologia do trabalho e já ganhou espaço dentro de muitas organizações ao redor do mundo. Recentemente líderes de grandes organizações como Salesforce e Unilever até se uniram na iniciativa The Global Business Collaboration for Better Workplace Mental Health para incentivar e facilitar a adoção de boas práticas relacionadas ao tema.

No entanto, o investimento em saúde mental para o colaborador deve incluir a participação ativa do departamento de RH e a adoção de plataformas otimizadas de trabalho. À longo prazo, espera-se que esse movimento corporativo também ajude a reduzir o estigma dos transtornos psiquiátricos que acometem boa parte da população.

Rotinas sobrecarregadas, transtornos mentais e impactos negativos no trabalho

Digitalmente dependentes para realizar qualquer tarefa, a rotina dos colaboradores que precisam se manter conectados à inúmeros ferramentas e softwares é marcada por distrações, sobrecarga cognitiva e uma fadiga sem fim. Pode até parecer ironia, mas a conectividade intensa tira a atenção do que realmente importa.

E o maior erro de gestão que pode acontecer nesse cenário é dissociar o uso da tecnologia do comportamento dos funcionários. Sem o controle e a autonomia que uma plataforma unificada e personalizada oferece, eles se sentem perdidos e gastam muita energia mental cada vez que precisam se adaptar à uma nova situação, o que pode resultar ainda em ansiedade, depressão ou burnout.

Como consequência, o desinteresse pelas atividades se torna constante e entregas com prazo pré-determinado são comprometidas, gerando desfalques, demissões e perdas financeiras significativas para a empresa. O impacto negativo costuma ser tão grande que nem mesmo adotar a chamada desintoxicação digital como medida preventiva é suficiente. É preciso fazer muito mais para garantir a qualidade da experiência dos colaboradores.

Aumente bem-estar digital e a produtividade com apoio da tecnologia

Parte de um bom mindset de liderança, a criação e introdução de práticas e ferramentas que priorizem a saúde do funcionário, o ativo mais valioso da sua empresa, pode ser bem simples e vantajoso. Hoje, só 10% da força de trabalho global tem acesso a um programa de bem-estar e atender às necessidades de cada funcionário significa sair na frente e impulsionar seu negócio.

Nesse sentido, ao lado de políticas de incentivo, a adoção de soluções como o Citrix Workspace agrega valor e facilita a rotina de todos. Além de reunir dados e aplicações SaaS ou on-premises em um único lugar e priorizar as tarefas dos usuários, a plataforma conta agora com recursos de bem-estar que permite coletar e interpretar dados compartilhados por colaboradores sobre seus sentimentos e expectativas. A ideia é personalizar seus fluxos de trabalho, inspirando e promovendo a concentração.

Outra vantagem é a integração com ferramentas como SAP, Concur, Salesforce e ServiceNow através de microapps. Com essa tecnologia, o usuário não precisa nem abrir essas ferramentas: suas tarefas são dispostas em uma espécie de “feed de notícias” e com um ou dois toques ele pode realizar todas suas atividades, diminuindo erros cometidos devido a perda de tempo com alternância entre as ferramentas, diminuindo distrações e a inatividade.

Como parceira estratégica da Citrix no Brasil há anos, a Populos têm a expertise necessária para ajudar sua equipe de TI na entrega de maior bem-estar e produtividade aos funcionários por meio da tecnologia. Para saber como tornar o Digital Workspace parte do seu negócio e acabar de vez com os obstáculos que seus funcionários enfrentam durante o home office, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.