Do escritório para o home office e do home office para o trabalho híbrido. Em pouco mais de um ano a adoção de novos modelos de trabalho trouxe mobilidade e economia para o dia a dia de muitos colaboradores, mas também revelou uma vulnerabilidade a ameaças digitais nunca vista no mundo corporativo.

Com profissionais conectados via internet comum, logados em dispositivos pessoais e de lugares diferentes, a superfície de ataques aumentou. Em pouco tempo o uso de serviços sensíveis a latência, como o Teams, provou que os modelos de conectividade tradicionais já não são suficientes para atingir os níveis de desempenho que os funcionários precisam.

E esse cenário apenas acelerou um movimento anterior de reestruturação nas empresas, que já vinham expandindo seus recursos de segurança para além dos seus data centers para dar conta do acesso remoto às aplicações SaaS e Web. Ou seja, agora além de cuidar da experiência do funcionário remoto, é preciso ter atenção redobrada à segurança, investindo em uma arquitetura capaz de mitigar riscos e garantir acesso seguro de ponta a ponta.

De olho na necessidade de criar uma ferramenta que atenda à todas essas necessidades, a Citrix acaba de lançar o Secure Internet Access, uma solução de segurança fornecida em nuvem com escala global.


LEIA TAMBÉM:

+ Citrix Workspace Summit: a experiência do funcionário em primeiro lugar.

+ 5 razões para transferir seu banco de dados para uma infraestrutura hiperconvergente.

+ Como a arquitetura Zero Trust pode garantir maior segurança digital.


Novos recursos para proteção de usuários, aplicações e dados

Parte da abordagem para SASE – Secure Access Service Edge, o Citrix Secure Internet Access é formado por um grupo de recursos combinados para dar acesso seguro às aplicações SaaS e Web enquanto as pessoas trabalham. Além de eliminar todas as dificuldades em conciliar VPNs e WANs, ele oferece escalabilidade sob demanda.

Com uma arquitetura de passagem única, os componentes do SIA processam as sessões dos usuários simultaneamente e tem configurações próprias que podem ser ajustadas de acordo com as políticas de privacidade de cada negócio. Com potencial enorme, cada um deles tem um tipo de função:

Secure Web Gateway: Além de filtrar URLs para permitir ou bloquear o acesso aos sites de acordo com os parâmetros definidos pela empresa, o SWG revisa todo conteúdo criptografado em não criptografado a fim de detectar ameaças e faz controle granular de acesso às aplicações.

Firewall as a Service: realiza controle bidirecional para que ocorra apenas tráfego confiável entre Internet e rede corporativa.

Cloud Access Security Brokers: monitora, gerencia e protege o acesso a aplicações SaaS.

Data Loss Prevention: assegura que dados confidenciais não sejam perdidos ou acessados por pessoas não autorizadas.

Sandboxing: isola ameaças de tráfego novas ou reconhecidas pelo banco de dados da solução, bem como arquivos suspeitos em ambientes simulados para realizar testes de segurança em tempo real.

Combinados, esses mecanismos de proteção substituem a necessidade de investir em soluções fragmentadas que servem apenas para atrasar as entregas da TI, dificultar o tráfego e aumentar a exposição a mais riscos e inatividade.

Por meio de um painel único, de fácil implementação, com interface simples e intuitiva é possível:

– Identificar e corrige incidentes, violações e atividades atípicas de qualquer dispositivo;

– Fornecer relatórios por meio de IA;

– Detectar usuários de alto risco e fornece informações críticas;

– Manter a conectividade automatizada e resiliente.

Com o Citrix Secure Internet Access, você tem um stack de segurança totalmente fornecido em nuvem, protegendo todos os usuários em qualquer local e em cada aplicação, sem as complexidades e despesas da segurança baseada em datacenter.

Se você tem tido problemas com aplicações SaaS e Web ou está planejando adotar um gerenciamento de segurança unificado e mais moderno, entre contato com os consultores da Populos. Somos parceiros estratégicos da Citrix no Brasil e com certeza poderemos de lhe aconselhar nesse momento.