Como já falamos por aqui algumas vezes, a pandemia provocada pela COVID-19 acelerou a transformação digital e antecipou mudanças no mundo corporativo que estavam previstas para acontecer durante os próximos dez anos.

Em um curto espaço de tempo trocamos o escritório pelo home office e implementamos soluções para otimizar a infraestrutura da TI. Descobrimos o tamanho do desafio que é manter os níveis de produtividade e engajamento e investimos pesado na qualidade da experiência do colaborador para chegar ao futuro do trabalho.

Mas como nosso time de especialistas já previa, nesse futuro as ameaças direcionadas também evoluíram. Planejadas e bem executadas, elas encontraram uma superfície de ataque muito maior e as brechas para chegar ao que de mais valioso as empresas têm: os dados.

Em 9º lugar na lista de países que mais sofrem ataques de ransomware, o Brasil é o local mais atingido da América Latina. Um estudo da Kapersky revelou que pelo menos 1 em cada 3 ataques acontece por aqui, com o alvo principal em varejo, saúde e governo (áreas que tiveram grande demanda por digitalização desde o começo da pandemia).

Basta que o colaborador dê um clique em algum e-mail, site, arquivo em PDF ou Word e pronto: o ransomware se encarregará de tudo. Em um processo rápido as informações são criptografadas, o acesso ao sistema bloqueado e um pedido de resgate em bitcoins é feito.


LEIA TAMBÉM:

+ Segurança migrando para a nuvem: Citrix Secure Internet Access

+ Proteja e recupere dados corporativos com as soluções desenvolvidas pela Veritas.

+ Otimização de HDX: o segredo para o sucesso da virtualização.


Continuidade dos negócios

Como apenas 16% das empresas brasileiras investem em segurança digital, assim que um ataque acontece, ele costuma desencadear uma série de obstáculos que fazem aumentar o “custo final” do ransomware, sendo o tempo de inatividade o primeiro deles.

Com acesso aos softwares de trabalho bloqueados, as empresas podem levar em média 5 dias para recuperar os sistemas e voltar a rotina. Agora imagine quantos serviços não são interrompidos e oportunidades perdidas durante esse período? Por aqui, o Supremo Tribunal da Justiça chegou a ficar fora do ar e só conseguiu atender urgências durante um tempo.

Além de ter que lidar com esse tempo de paralização, alguns negócios podem ainda sofrer uma dupla extorsão, provocada pelo roubo de dados confidenciais de fornecedores e clientes que são vazados na internet caso um pagamento adicional não seja feito.

Somados às despesas com atualização de infraestrutura pós ataque, todos esses percalços contribuem para a perda de credibilidade da marca com o consumidor e podem até provocar a infração de leis de proteção de dados.

Para evitar essas situações, as empresas podem e devem adotar estratégias de ponta a ponta e baseadas em resiliência cibernética, como os novos recursos anunciados recentemente pela Nutanix.

Soluções de monitoramento, prevenção e recuperação

Requisitos essenciais de qualquer estratégia de segurança, o planejamento e a prevenção ajudam a responder melhor aos ataques de ransomware. Baseados nos serviços de dados, virtualização e armazenamento, as proteções adicionais da Nutanix oferecem exatamente isso.

Com diferencial de monitoramento e detecção de anomalias por meio de machine learning, o Flow Security Central trabalha para identificar os vetores de ataque antes que eles atinjam as aplicações, controla as redes em busca de comportamento malicioso e monitora endpoints para detectar quando o tráfego vem de locais de má reputação.

Aplicados também aos serviços de armazenamento, a detecção dos padrões de acesso anormal, identificação e bloqueio de assinaturas de ransomware em tempo real garantem proteção e estabilidade, enquanto os funcionários realizam tarefas simples do dia a dia por meio de qualquer dispositivo e local.

Ao lado do Nutanix Objects e ao Nutanix Mine – que permitem configurar políticas automatizadas para classificar os dados corporativos, evitar adulteração e destruição –, a plataforma ainda garante armazenamento secundário com backup direto. Assim, o tempo de resposta aos incidentes se torna muito mais rápido e a sobrecarga das equipes de TI muito menor, deixando os funcionários livres e em segurança para trabalhar no que realmente importa.

Os ataques direcionados de ransomware cresceram muito desde o início da pandemia e nesse sentido, os novos recursos da plataforma da Nutanix vêm bem a calhar. Se você precisa atualizar sua infraestrutura de segurança, entre em contato conosco. Nossos especialistas têm a expertise na tecnologia Nutanix necessária para esse momento.