Com o objetivo de aprimorar a operação, o grupo Neoenergia – empresa controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, que atua com geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica – investiu na aquisição de soluções de hiperconvergência da Nutanix, líder em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, para centralizar e simplificar a gestão da estrutura operacional e tecnológica de quatro subsidiárias – Celpe (PE), Coelba (BA), Cosern (RN) e Elektro (SP e MT). 

Fundada em 1997, a Neoenergia está presente em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, com investimentos em distribuição de energia elétrica e atendimento a mais de  15 milhões de clientes – uma população de, aproximadamente, 37 milhões de pessoas. 

A solução de hiperconvergência (HCI) da Nutanix, implementada em parceria com a Populos, além de centralizar em uma única plataforma todos os processos internos voltados à operação do sistema elétrico e infraestrutura tecnológica das subsidiárias, ainda permitiu aumento da performance de processamento, estabilidade, velocidade e escalabilidade de dados em comparação à tecnologia convencional. Dessa forma, foi possível aumentar a confiabilidade e segurança no abastecimento de energia para as unidades consumidoras, impactando positivamente a população usuária da rede elétrica.

No cenário anterior, a Neoenergia utilizava uma arquitetura tradicional de três camadas e um de seus principais gargalos era a complexidade de gerenciamento do ambiente distribuído por diversos sites/subsidiárias. Além disso, era necessário contar com uma solução que atendesse às exigências do negócio, otimizando a performance no fluxo e cruzamento de dados, especialmente para a área de TO (Tecnologia Operacional). 


LEIA TAMBÉM:

+ Como superar o desafio do ransomware para sua infraestrutura de TI?

+ Como modernizar sua infraestrutura de data center?

+ 5 razões para transferir seu banco de dados para uma infraestrutura hiperconvergente.


Os desafios e a parceria com a Nutanix

Desenvolver um ambiente de infraestrutura que trouxesse resiliência e disponibilidade às aplicações foi um dos principais desafios da Populos, que trabalhou em conjunto com Nutanix, para promover rapidamente a integração dos diferentes sistemas operacionais e bancos de dados utilizados nas concessionárias. 

O trabalho envolveu consultoria e implantação de uma plataforma totalmente integrada. Com isso, foi possível otimizar cargas de trabalho da equipe de O&M de Infraestrutura e automatizar a gestão de alguns processos da plataforma hiperconvergente que suporta sistemas importantes relacionados com o fornecimento de energia, manutenção da rede, medição de energia, ativação de pontos elétricos, acesso a bancos de dados de sistemas operativos, sistemas SCADA, entre outros ambientes de missão crítica. O provisionamento de ativos, que poderia demorar dias, hoje é realizado em poucos minutos com resiliência e sistema completo de Recuperação de Desastre (DR).

Foram necessários apenas 45 dias para a implementação de uma infraestrutura de 68 nós nas quatro subsidiárias, com imediata melhoria nos processos internos da Neoenergia e benefícios aos consumidores, que com uma infraestrutura de rede mais robusta suportando os sistemas que operam a rede elétrica, passaram a contar com mais segurança e estabilidade em sua rede. Isso aconteceu em meio à pandemia, o que exigiu cuidados redobrados com protocolos de segurança. 

Segundo o supervisor de Sistemas de Tempo Real e Cibersegurança da Neoenergia, Bruno Agra, “a digitalização da rede elétrica (Smart Grids) é a alma das empresas modernas e eficientes na operação de suas redes elétricas. A opção pela Hiperconvergência, como ambiente de infraestrutura, representa um salto na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras”. Ele acrescenta que esse ambiente unificado será a base de sustentação para os sistemas utilizados para operar o Sistema Elétrico na Neoenergia.

“A hiperconvergência veio para unificar. Hoje nós temos um agregado de tecnologia, que seria o espaçamento de disco, memória e processamento. Com o sistema, todos esses processos ficarão em uma infraestrutura consolidada e hiperconvergente”, explicou Marlos Santos, analista de infraestrutura da Neoenergia e especialista em hiperconvergência Nutanix.

Otimização 

A maior velocidade no fluxo de dados e a interface resumida a um painel único de gerenciamento estão entre os principais benefícios sentidos pela Neoenergia no que se refere à operação. Além disso, o sistema promove otimização nos custos, visto que há um melhor aproveitamento da estrutura minimizando gastos como consumo de energia, refrigeração e menores impactos ambientais. 

Segurança e Nuvem 

A proteção dos dados é outra vantagem para a Neoenergia estendida aos clientes, uma vez que a iniciativa segue as melhores práticas de cibersegurança, com servidores hiperconvergentes de alta capacidade de processamento e uma solução de nuvem privada de última geração. Embora não seja um plano imediato da companhia elétrica, a solução poderia, no futuro, ser integrada à nuvem pública, sem a necessidade de novas implementações ou trocas de plataformas.

Os usuários do sistema são o time de TO e parceiros da Neoenergia. Eles não sofreram com modificações significativas na interface e continuam utilizando um sistema ao qual já estavam acostumados. O projeto conta, hoje, com 68 nós, divididos entre as quatro concessionárias e conectados entre si. 

“A tecnologia de hiperconvergência da Neoenergia já é considerada um dos maiores projetos da Nutanix na América Latina não só pela sua dimensão e ganhos gerados, mas também porque o novo ambiente tecnológico será a base de sustentação para os sistemas utilizados para operar na rede da Neoenergia”, diz Gabriel Amorim, engenheiro de Sistemas da Populos, empresa responsável pela implementação do projeto.

“É inspirador poder participar de projetos de hiperconvergência como o da Neoenergia que beneficiam milhões de pessoas, trazendo estabilidade e segurança em um serviço tão essencial como o fornecimento de energia elétrica”, comenta Leonel Oliveira, country manager da Nutanix Brasil. “Temos certeza de que esta é a primeira de muitas transformações que a Neoenergia está promovendo para se tornar uma referência em tecnologia para atender as demandas da população de 18 estados brasileiros”.