O ritmo da transformação digital deve continuar acelerado dentro de empresas públicas e privadas que desejam aumentar a produtividade e a agilidade em direção à Indústria 4.0. Mas para essas organizações, aqui vai um alerta: se feito da noite para o dia, esse processo pode deixar lacunas perigosas para a cibersegurança de qualquer negócio.

Quando os esforços ultrapassam a capacidade de gerenciar infraestruturas e colaboradores com eficácia, as vulnerabilidades na experiência do colaborador, no acesso e no armazenamento de dados se tornam porta de entrada para a maior ameaça dos últimos tempos: ataques ransomware.

De acordo com o Cibersecurity Ventures, até 2031, um ataque desse tipo irá vitimar uma empresa a cada dois segundos e isso custará anualmente mais de U$ 265 bilhões de dólares. Ou seja, além de ter que lidar com os desafios de complexidade e microgerenciamento de plataformas isoladas, as organizações que passarem pela transformação digital sem um planejamento assertivo correrão riscos muito maiores de se tornarem vítimas de ransomware.

Por isso, além de além de traçar estratégias baseadas em mobilidade e acessibilidade, é preciso investir em proteção de dados. Com os gastos de TI chegando a U$ 1 trilhão de dólares em 2021 e os ataques cada vez mais modernos, a Populos aposta em ferramentas de prevenção e recuperação no local e na nuvem para garantir resiliência comercial e operacional às empresas.

Nomeada líder no Quadrante Mágico do Gartner de 2021 para soluções de software de backup e recuperação empresarial pela 16ª vez, a Veritas é nossa parceira estratégica e oferece proteção adicional a infraestruturas de missão crítica, como petróleo e gás, saúde e telecomunicações.


LEIA TAMBÉM:

Descubra como tornar seus backups à prova de ransomware

Como superar o desafio do ransomware para sua infraestrutura de TI?

+ Descubra 10 dicas para prevenir ataques ransomware


Flexibilidade, simplicidade e resiliência

Para manter a integridade dos ativos mais valiosos do negócio, as empresas devem desenvolver, avaliar e ensaiar estratégias que evoluam com a sofisticação de ameaças como o RaaS (Ransomware-as-a-Service). Com desafios que vão desde contenção de custos à garantia de conformidade regulatória, ganha quem tiver ferramentas dinâmicas e personalizadas em seus ambientes.

Reconhecida por aqui por sua amplitude de suporte a workloads e usuários, o Netbackup é uma plataforma simples com monitoramento constante e eliminação de duplicações unificadas. Alguns de seus recursos são:

  • Proteção de dados para várias nuvens e contêineres: resiliência, migração e orquestração e recuperação após desastres de ponta a ponta.
  • Backup para ambientes virtuais: o NetBackup oferece backup sem agente, acesso instantâneo e recuperação de dados granular confiável na nuvem.
  • Resiliência empresarial automatizada e em escala: proteção dos dados com mais de 60 destinos de armazenamento em nuvem pública, em uma plataforma de resiliência automatizada e orientada por SLA.
  • Suporte nativo ao Kubernetes: proteção integrada e escalonável para as principais implantações em todas as camadas de arquitetura..
  • Reduzir os custos de hardware e armazenamento em nuvem com desduplicação consolidada do lado do cliente com um único servidor.
  • Políticas inteligentes em nuvem: backup de snapshots para qualquer lugar usando as mesmas políticas de proteção no local e na nuvem.

E a partir de agora, com o lançamento do NetBackup Flex, inteligência artificial e Machine learning poderão ser usados para alertar os administradores de TI sobre possíveis problemas e garantir que os dados sejam sempre recuperáveis, independentemente de onde os dados estão – na nuvem, no local ou em contêiner.

O NetBackup Flex ainda conta com desempenho de backup 300% aprimorado e oferece Custo Total de Propriedade (TCO) 40% menor. Com mais robustez e imutabilidade, será possível aumentar o desempenho e a capacidade de consolidar cargas de trabalho, com investimento otimizado em segurança.

Proteção e recuperação com Populos e Veritas

Por muito tempo acreditamos que backup e recuperação deveriam ser a última linha de defesa contra ciberataque. Porém, diante dos custos diretos e indiretos provocados por ransomware, descobrimos que essa é uma parte significativa de qualquer estratégia de transformação digital, que também tem impacto significativo no nível de confiança das empresas em sua estrutura de segurança e, consequentemente, em sua disposição ao risco e ao investimento nessa área.

Além do ganho óbvio em proteção de dados contra esse tipo de ataque, a longo prazo esse tipo de solução ainda reduz o tempo de resposta a ameaças, minimiza impactos financeiros e de reputação à sua empresa, evitando que você seja obrigado a pagar resgates altos em troca dos dados corporativos de volta. Para saber como implantá-la, entre em contato com o time da Populos! Nossa expertise pode ajudá-lo a promover transformações que tragam benefícios e mais segurança para seu ambiente de TI.