Das incertezas geradas pelas variantes da COVID-19 à corrida pela vacinação em massa para retomada dos negócios e recuperação pós-crise, nós definitivamente passamos por muitos imprevistos e adaptações ao longo de 2021. E durante todos esses acontecimentos, a tecnologia foi o braço direito das empresas que estavam em busca de segurança e inovação para garantir a sobrevivência dos negócios.

Muitas das previsões feitas no final de 2020 se concretizaram como realidade não só para os clientes da Populos como também para organizações de todos os setores e tamanhos ao redor do mundo. Foram enormes os esforços para implementação de estruturas hiperconvergentes, adaptação aos espaços de trabalho digitais, migração para nuvem e adoção de ferramentas de backup e recuperação de dados.

Agora, com 2022 trazendo consigo a promessa de que finalmente será possível retomar 100% das atividades, novos desafios surgem no horizonte. Além de garantir o sucesso do trabalho híbrido, os executivos também deverão se preocupar em manter o alto nível das experiências do usuário e assegurar a proteção contra ciberataques para impulsionar estrategicamente suas empresas.

Tendo de lidar com a falta de profissionais qualificados no país e a instabilidade do mercado em um ano cheio de eventos importantes, em 2022 os líderes de TI e suas equipes deverão combinar as soluções digitais que foram fortemente utilizadas durante a pandemia com novas ofertas do mercado de tecnologia para levar a digitalização das organizações a outro patamar.

Entre as previsões feitas pelo Gartner para 2022, aqui estão as tendências estratégicas que nossos especialistas acreditam serem essenciais para alcançar o êxito nessa missão:

Empresa distribuída

Fruto do trabalho híbrido, muitos colaboradores estarão dispersos geograficamente e isso quer dizer que modelos de entrega de serviços e processos mudarão. Para oferecer o suporte necessário aos colaboradores e construir experiências de qualidade, a adoção da postura ‘virtual-first” ou “remote-first” deve se concretizar ao longo do ano.

Data Fabric

Com o número de softwares e aplicativos cada vez maior no ambiente corporativo, os silos com as informações crescem (enquanto os profissionais responsáveis por sua análise só diminuem). Para reduzir esses gaps e otimizar o gerenciamento e a valorização deles, a chamada malha de dados é uma grande aposta. Capaz de integrar dados entre plataformas e usuários, tornando-os disponíveis onde for necessário, o data fabric contribuirá para geração de valor e criação de estruturas escalonáveis.

Malha de segurança cibernética

A evolução dos ataques como ransomware e as multas advindas da Lei Geral de Proteção de Dados deixam claro a necessidade de uma abordagem de segurança integrada e baseada em identidade. Responsável por oferecer um sistema escalonável e interoperável, a malha de segurança ganhará destaque por integrar as ferramentas de segurança já usadas pelas empresas para eliminar lacunas e possíveis violações. Funcionando como um ecossistema, ela pode reduzir o tempo de gerenciamento e os gastos com falhas.


LEIA TAMBÉM:

+ Hiperconvergência: um fator chave para transformação digital no setor de energia

+ Descubra como preparar sua empresa para o trabalho híbrido

+ Shadow IT e trabalho remoto: entenda como lidar com esse desafio


Computação para aumentar privacidade

Ainda para garantir a proteção de dados, técnicas de PEC devem se concretizar em 60% das organizações até 2025. Elas facilitarão o compartilhamento, a organização e a análise de dados sem que confidencialidade e privacidade sejam afetadas.

Plataformas nativas da nuvem

Para acabar de vez com os obstáculos relacionados à manutenção de cargas legadas que surgem durante as migrações tradicionais, a implantação dessa arquitetura nativa deve ser outra aposta. Com elasticidade central e escalabilidade, esse tipo de plataforma ajudará a diminuir o tempo de resposta a qualquer iniciativa e reduzir custos.

Sistemas Autônomos

Criados para aprender com os próprios ambientes, esses sistemas físicos ou de software, têm como grande diferencial a possibilidade de modificar seus próprios algoritmos sem que seja necessário fazer uma atualização. A longo prazo, isso quer dizer que o gerenciamento de ambientes, assim como as respostas a qualquer atividade, poderá ser mais rápido ainda.

Além desses itens, hiperautomação, experiência total e inteligência artificial, conceitos que são base de muitas das soluções que oferecemos, também aparecem mais uma vez na lista do Gartner. Em ferramentas desenvolvidas por parceiros comerciais como Citrix, Nutanix, Akamai, Veritas, Microsoft e Control Up, esses recursos são reconhecidos por melhorar o desempenho e a interoperabilidade, bem como liberar os profissionais para que se concentrem no que de fato é importante.

À medida que 2022 se aproxima, nos empenhamos em trazer os novos conceitos e ferramentas que devem impulsionar os negócios. E para acompanhar todos os anúncios, webinars e bootcamps sobre esses assuntos, basta seguir a Populos nas redes sociais.