Em meio a jornada de transformação digital, todo passo em direção a modernização de infraestruturas deve ser dado com atenção para que seja possível garantir a continuidade dos negócios. E em relação a implementação de arquiteturas em microsserviços, isso não é diferente.

Apesar de caminhar para se tornar padrão entre as empresas que buscam a otimização de aplicações para a nuvem, o uso de ambientes Kubernetes para automatizar processos operacionais e facilitar a orquestração de contêineres não está livre das ameaças que se aprimoraram ao longo de 2020 e 2021.

Sujeitos a erros humanos, falhas de rede e ataques como ransomware, esses ambientes exigem políticas e recursos de segurança que devem incluir desde aplicações até a infraestrutura onde são executados. No cenário em que nuvem híbrida, multicloud e borda ganham força, a proteção de dados do OpenShift se torna mais importante do que nunca.

Só no ano passado, mais de 3 mil problemas foram relatados à Red Hat Product Security, 1.523 avisos foram emitidos e pelo menos 19 vulnerabilidades críticas foram abordadas. Identificados como alvo quase perfeito de mineração de criptografia, os desenvolvedores e equipes que usam plataformas de gerenciamento e execução de clusters precisarão de flexibilidade, agilidade e segurança para passar pelos desafios digitais que ainda estão por vir. Afinal, a estimativa do Gartner é que até 2022, 75% das organizações apostem em conteinerização.

Parceira estratégica da Populos, a Veritas aposta na proteção reforçada de cargas na nuvem e, por isso, ampliou recentemente o alcance de suas soluções de proteção. Para quem usa OpenShift da Red Hat, VMware, Tanzu, Google Kubernetes Engine ou Azure Kubernetes Service, ficará mais fácil evitar interrupções, erros e tempo de inatividade.


LEIA TAMBÉM:

+ Descubra 6 tendências do Gartner para a continuidade dos negócios em 2022

+ Visibilidade e gerenciamento da experiência do colaborador com ControlUp

+ Backup e recuperação de dados: proteção ampliada contra ransomware


Mais resiliência para lidar com ameaças e superá-las

Parte importante do nosso portfólio, o NetBackup, responsável por garantir a Veritas o posto de líder no Quadrante Mágico do Gartner de 2021 para soluções de software de backup e recuperação empresarial pela 16ª vez, agora deverá ser reconhecido por oferecer ainda mais mobilidade, imutabilidade de dados e capacidade de recuperação em longo prazo.

É que além de sua abordagem dupla e da amplitude de suporte a workloads e usuários para manter o estado de qualquer aplicação saudável, a plataforma apresentou otimizações recentes que devem fortalecer a segurança contra ransomware.

Enquanto a proteção nativa para todas as distribuições e camadas do Kubernetes permitirá que usuários do RedHat OpenShift criem cargas de trabalho de missão crítica e aplicativos digitais, a detecção de anomalias baseadas em inteligência artificial e machine learning servirá para alertar os administradores de backup sobre possíveis ameaças.

De olho na recuperação rápida pós-ataque como diferencial, a empresa incluiu ainda proteção contínua de dados e instant rollback (para VMware, por enquanto) para melhorar a resiliência contra malwares a partir de definição e execução automática de objetos de nível de serviço.

Com isso, além de segurança de ponta a ponta que inclui criptografia de todos os processos e flexibilidade para lidar com os imprevistos que surgem a partir dos ataques, os usuários ganharão mais rapidez para movimentar dados para nuvem.

Como você pode ver, os benefícios técnicos para TI são inúmeros e podem ser explorados com a ajuda do nosso time. Do planejamento ao monitoramento, os especialistas da Populos estão prontos para otimizar o ambiente corporativo e levar mais cibersegurança aos negócios de todo o país. Para dar o primeiro passo e saber mais sobre essa e outras soluções, basta entrar em contato.