Se até algum tempo atrás discutíamos a adoção da nuvem e repetíamos incansavelmente todos os benefícios que essa tecnologia poderia trazer aos negócios, a conversa agora é outra. No momento em que o trabalho híbrido se concretiza dentro das empresas, a Indústria 4.0 ganha força no Brasil e a transformação digital toma conta de todos os negócios, é a multicloud híbrida que promete ser a arquitetura ideal para o futuro da TI.

Segundo o estudo Enterprise Cloud Index, publicado no começo do ano pela Nutanix, à medida que a modernização avança, os executivos e seus times se dão conta das vantagens competitivas que essa tecnologia pode trazer para os negócios e a visão sobre a TI começa a mudar. Hoje 72% dos entrevistados percebem o setor como mais estratégico e já conseguem identificar razões comerciais para realizar investimentos nesse tipo de infraestrutura.

Baseada na presença de mais de um provedor de nuvem, seja ela pública ou privada, a abordagem deve ser a escolha de mais da metade dos executivos preocupados em enfrentar os desafios de segurança, interoperabilidade, redução de custos e integração em 2022. Para eles, diante da incerteza provocada pela pandemia, uma estratégia multicloud parece ser o melhor caminho para garantir a continuidade de todas as operações e a flexibilidade que o trabalho remoto exige.


LEIA TAMBÉM

+ Descubra 6 tendências do Gartner para a continuidade dos negócios em 2022

+ Nutanix Next e os próximos passos em direção à ambientes multicloud híbridos

+ Nuvem híbrida: como criar, escalonar e gerenciar aplicações com Nutanix e Red Hat


Como enfrentar os principais desafios na sua adoção?

Assim como com a adoção de outras soluções digitais, a multicloud híbrida também envolve desafios. Além de revelar os principais motivos para sua adoção, a pesquisa realizada pela parceira estratégica da Populos também mapeou os obstáculos que dificultam a migração para esse modelo.

Surpreendentemente, quase metade dos entrevistados apontou segurança e integração de dados como principais problemas. Em seguida, gerenciamento de custos entre nuvens e desempenho de aplicativos também foram citados. Com muitos provedores, plataformas e painéis para configurar, os profissionais acabam enfrentando complexidade em níveis moderados ou significativos durante o processo.

Por isso, saber qual o melhor ambiente para cada carga de trabalho e garantir a interoperabilidade principalmente na fase de adaptação é o ideal. Seja sua prioridade a execução de aplicações de banco de dados, recuperação de desastres, gerenciamento de recursos dos clientes ou espaços de trabalho digitais, a recomendação é: esqueça as estratégias gerais e foque em fatores como regulamentos de privacidade, acessibilidade, desempenho e custo para determinar o que é melhor para o seu negócio.

Com isso em mente, é possível alcançar benefícios como resiliência no armazenamento de dados, padronização de tecnologias como serviços, conformidade com a legislação e até otimização de investimentos.

No mercado desde 2009, a Nutanix é reconhecida como líder global em nuvem corporativa e suas soluções já fazem parte do portfólio da Populos. Para saber como traçar estratégias para implementá-las com a ajuda do nosso time de experts, basta entrar em contato.