Quem conhece a Populos, já sabe de toda nossa expertise em ambientes Citrix. Nomeados pela companhia como “Parceiro do Ano” no Brasil e na América Latina por dois anos consecutivos, em 2018 e 2019, pudemos ajudar empresas dos mais variados segmentos na adoção de soluções de virtualização e espaço de trabalho digital, sempre com a satisfação do cliente e resultados expressivos. Agora, estamos prontos para dar mais um passo com a nova oferta da Citrix de desktops virtuais como serviço na nuvem, o Citrix DaaS.

Conhecida anteriormente como Citrix Virtual Apps and Desktops Service, a solução permite à TI entregar aplicações, desktops e dados em qualquer dispositivo ou rede, com segurança aprimorada, melhor experiência, mais flexibilidade e redução de custos. A ideia é ajudar os clientes a desbloquearem todo o potencial da nuvem, enfrentando ainda os desafios do trabalho híbrido, com analytics e o controle automatizado de políticas de segurança. Nesse artigo, detalhamos os benefícios do Citrix DaaS.

Diferenças para o VDI

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o desktop-as-a-service é o futuro da entrega de aplicações e dados. Segundo dados do Gartner, o número de usuários de DaaS deve crescer 150% até 2023 e, olhando os benefícios desse modelo, é fácil entender o porquê. Enquanto no modelo tradicional de VDI, a equipe interna de TI é a responsável pelo gerenciamento e atualização de toda a infra, no DaaS as organizações assinam um serviço e pagam apenas pelo que consomem na nuvem (o que por si só reduz os custos com hardware e manutenção).

Em segundo lugar, há um fator fundamental que é o melhor nível de segurança com cloud (ao contrário do que pensam muitos líderes de TI). Em DaaS, os serviços em nuvem são sempre atualizados com os patches mais recentes, reduzindo os riscos de vazamento ao utilizar recursos de segurança críticos específicos para trabalhadores remotos. Já no VDI on-premises, a proteção do ambiente depende da atualização manual dos sistemas, o que aumenta riscos de erro e onera ainda mais a equipe de TI com tarefas repetitivas.

Benefícios do Citrix DaaS

De forma geral, o Citrix DaaS traz todos os benefícios de custo de uma solução gerenciada, além das vantagens adicionais de maior agilidade para a TI, melhor segurança corporativa e maior produtividade do usuário final. Confira:

  • Redução de gastos de hardware: com a solução, é possível reduzir potencialmente os custos de hardware em até 56% ao ano. Isso levando em conta que a infraestrutura da sua empresa provavelmente já está construída em uma combinação de data center local e nuvem.
  • Mais eficiência para a TI: o Citrix DaaS ajuda a reduzir significativamente os custos da TI, aumentando sua eficiência em cerca de 10% ao facilitar a configuração de PCs e softwares para novos funcionários. E mais: a confiabilidade e a facilidade de uso do DaaS reduzem as chamadas de helpdesk em cerca de 33%.
  • Mais eficiência para os funcionários: sim, os colaboradores também se beneficiam do modelo de desktop-as-a-service. Com o Citrix DaaS é possível oferecer aos colaboradores acesso constante às informações e ferramentas de que precisam para trabalhar, reduzindo a necessidade de buscar documentos indisponíveis ou dispersos e aumentando a eficiência dos funcionários em cerca de 5%.

Modelos de implementação do Citrix DaaS

OK, agora você já sabe que existe uma maneira mais fácil, ágil e segura de entregar aplicações e desktops para qualquer dispositivo, com redução de custo e segurança aprimorada. Também já conheceu os principais benefícios do Citrix DaaS, a nova oferta da companhia de desktops virtuais como serviço na nuvem. Mas como de fato adotar a solução? Se você acha que o uso exclusivo da nuvem é mandatório, está redondamente enganado! A Citrix disponibilizou duas modalidades bem flexíveis de adoção do Citrix DaaS.

A primeira delas é o DaaS Híbrido, voltado para aquelas empresas que têm de gerenciar instâncias de virtualização on-premises e na nuvem em conjunto, contando com os recursos de provisionamento rápido e as atualizações via Citrix Cloud. A segunda modalidade é o DaaS Hyperscaler, pensado já para permitir a implantação rápida de aplicações e desktops direto em um provedor de nuvem pública, como Microsoft Azure e Google Cloud (aí sim num modelo totalmente em cloud).

E então, se interessou? A Populos tem a expertise necessária para ajudar você na transição para o modelo de desktop-as-a-service, garantindo que sua empresa extraia todo o potencial que a nuvem tem a oferecer. Entre em contato conosco e agende uma demo da solução.