Como preservar as atividades e a segurança dos colaboradores durante situações de interrupções causadas por eventos como a atual pandemia.

Diante do cenário atual no qual nos encontramos, em meio a crise mundial causada pela disseminação da Covid-19, é importante discutir e elaborar de formas de minimizar o declínio da economia e os prejuízos das organizações.

O Brasil está entre os 20 países com mais casos da doença no mundo, e já adotou as principais medidas recomendadas pela OMS na tentativa de diminuir o crescimento do número de infectados, como o isolamento social, fechamento de comércios e estabelecimentos não essenciais, conscientização da população e incentivo a práticas de higiene pessoal. 

Grande parte das empresas se viram obrigadas a interromper suas atividades normais, e adotar políticas de home office para seus funcionários, na tentativa de dar continuidade aos negócios e sobreviver durante este momento de crise. Em nosso artigo anterior abordamos o conceito da continuidade de negócios, e sua importância para a sobrevivência das organizações durante momentos de interrupções, e agora vamos falar mais especificamente sobre como manter, com qualidade, a continuidade da força de trabalho durante este processo.

Pode parecer óbvia a grande importância que os colaboradores têm dentro de uma organização, afinal sem eles o trabalho não seria realizado e os negócios não aconteceriam, mas é sempre válido lembrar que sua importância permanece durante situações de crise e interrupções e,  por isso, abordaremos algumas ações recomendadas para manter a produtividade, a segurança e o bem-estar da força de trabalho.

Treinamento

É muito importante que todos os colaboradores estejam informados e envolvidos nas ações que serão colocadas em prática durante o plano de continuidade de negócios, que saibam exatamente o que vai acontecer, a forma como vai acontecer e quem são as pessoas responsáveis por cada procedimento dentro dele.

A melhor forma de manter todos alinhados neste processo é através da realização de treinamentos que simulam as diversas situações que podem vir a acontecer, e coloquem em prática os passos definidos anteriormente pelo PCN. Todos os colaboradores devem estar envolvidos e participar dos treinamentos, que podem acontecer mais de uma vez ao longo do ano, a medida que aconteçam novas contratações ou que haja alguma atualização de procedimento.

Segurança

Garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores no local de trabalho é essencial. Um dos ajustes que as empresas devem fazer é dar início ou expandir as suas práticas de trabalho flexível e outras políticas que permitam que as pessoas trabalhem remotamente e com segurança. Quando não for possível a implementação do trabalho remoto ou de acordos de trabalho flexível e as organizações tiverem que ter trabalhadores no local ou em contato direto com os clientes, é indispensável fornecer a eles todas as medidas necessárias de proteção. 

Além disso, é importante a realização de comunicados informativos regulares que estejam alinhados com as políticas atuais do governo e das autoridades de saúde, como no caso da Covid-19, para ajudar os funcionários a permanecerem engajados e seguros enquanto a organização enfrenta a crise.

Infraestrutura

É necessário fornecer sempre uma boa infraestrutura aos colaboradores para que se tenha um melhor engajamento e produtividade da força de trabalho. Durante situações de crise isso não muda.

Se forem adotadas as práticas de trabalho remoto, por exemplo, é preciso o fornecimento de uma boa infraestrutura, tanto física quanto digital, para que os funcionários possam continuar realizando suas tarefas normalmente. O fornecimento de notebooks, rede de internet segura, soluções de ambientes de trabalho inteligentes, acessos remotos, soluções de reuniões a distância e acesso à documentos e informações deve ser garantido.

Comunicação

Os colaboradores procuram sempre orientação junto ao seu empregador, além de sua comunidade e líderes governamentais. Abordar e escutar as suas preocupações de forma aberta e transparente contribuirá em muito para envolvê-los, tranquilizá-los e assegurar a continuidade do negócio durante todo o processo.

Reuniões semanais e comunicação diária com colegas de trabalho e gestores também são essenciais não só para o alinhamento das tarefas e responsabilidades, mas também para manter a saúde mental e continuidade do contato social, que pode diminuir significativamente durante a prática do trabalho remoto.

Interrupções sempre existirão, das menores e mais simples de administrar às maiores e mais complexas. Elas podem ser planejadas ou acontecer sem aviso prévio, por isso, é importante que organizações estejam sempre preparadas para situações em que suas atividades tenham que ser preservadas da melhor maneira, e que os seus colaboradores sofram menos possível os impactos das mudanças durante esses períodos e possam desempenhar seu papel de importância dentro da continuidade dos negócios.