A palavra de ordem para empresas que oferecerão trabalho remoto aos seus funcionários é segurança.

O distanciamento social é uma das principais maneiras de limitar a disseminação do novo coronavírus, o que levou grande parte das organizações a determinar que seus funcionários trabalhassem de casa. No entanto, a corrida para o trabalho remoto criou ameaças adicionais à segurança cibernética, uma vez que boa parte das empresas não tinham o preparo necessário e não permitiam a prática anteriormente. Em pesquisa realizada pela empresa de softwares Citrix no ano de 2019, foi revelado que somente 31,97% das empresas brasileiras permitem o trabalho remoto a seus colaboradores.

Para que a prática tenha sucesso e seja feita com máxima segurança, as organizações devem considerar o uso de tecnologias que permitam que seus funcionários possam trabalhar da melhor fora do escritório físico, como por exemplo, ferramentas de colaboração na forma de salas de bate-papo, videoconferência, compartilhamento de documentos e acesso remoto. Mas, ao mesmo tempo, trabalhar remotamente requer atenção redobrada e ações para que a segurança do espaço de trabalho digital seja preservada, uma vez que os colaboradores estarão trabalhando em redes e dispositivos diferentes aos do escritório.

Separamos algumas recomendações para melhorar o nível de segurança durante o trabalho remoto:

  •  Crie guias escritos e documentos de instruções para os novos softwares e ferramentas que a equipe usará, ou aplicativos existentes que serão usados ​​de maneira diferente. 
  • Certifique-se de que os dispositivos criptografem os dados em repouso, para proteger os dados nos dispositivos em casos de perda ou roubo. Embora a maioria dos dispositivos modernos já tenham criptografia embutida, talvez seja necessário ligá-la e configurá-la.
  • Use ferramentas de gerenciamento de dispositivo móvel (MDM) para configurar dispositivos com uma configuração padrão e também para bloquear dispositivos remotamente, apagar dados ou recuperar um backup.
  • VPNs: O uso de uma VPN ainda é a melhor forma de proteger dados da empresa ao trabalhar remotamente. A tecnologia de rede virtual cria uma espécie de túnel entre seu computador e o servidor da companhia, impedindo que eventuais invasores tenham acesso às informações trafegadas.
  • As unidades USB podem conter muitos dados confidenciais, são facilmente perdidas e podem ser uma maneira fácil de malwares encontrarem seu caminho nos PCs, por isso o ideal é o armazenamentos de arquivos e dados na nuvem.
  • Mantenha o departamento de TI sempre informado caso haja qualquer problema com senhas, uso das ferramentas ou acesso remoto, isso evita que ações erradas sejam tomadas na tentativa de resolvê-los tornando-os mais vulneráveis à ataques.
  • Tenha cuidado extra com spam e phishing, os cibercriminosos se aproveitam do novo cenário de home office e adequam estratégias de ataque com spam mais inteligente. Mantenha os colaboradores informados e alertas ao receberem um recado de alguém conhecido pedindo algo incomum, como a sua senha de acesso ao sistema, por exemplo. É importante também ficar atento ao clássico phishing com endereço de e-mail que tenta imitar o real.