*Por Paulo Asano, Co-founder da Populos

Os problemas no gerenciamento da infraestrutura de TI, hoje espalhada por várias nuvens e também on-premises, ficaram mais evidentes com a adoção em massa do trabalho remoto por conta da pandemia. Já parou para pensar que o motivo pelo qual seu usuário reclama da lentidão ao acessar aplicações e dados corporativos no home office pode ser a sua rede - e não a dele? Pois é.

Hoje os usuários são extremamente exigentes quanto à funcionalidade das ferramentas do trabalho e esperam ter com elas a mesma experiência que eles têm com Uber e Netflix, por exemplo. Além disso, os colaboradores contam agora com a estabilidade e a disponibilidade constante dessas ferramentas, independentemente do local onde estão, do dispositivo que utilizam e do momento em que as acessam.

Do lado da TI, as empresas têm procurado adotar ambientes híbridos e multicloud, porém, sem modernizar sua infraestrutura de rede para entregar as aplicações com uma boa experiência. Além disso, os poucos recursos dos balanceadores de carga nas pontas, os ADCs (Application Delivery Controllers), tornam quase impossível ao gestor ter visibilidade dos workloads e da performance dessas aplicações – e por consequência, a resolução de problemas.

Aprimore a entrega e o desempenho de aplicações

Para racionalizar a entrega em ambientes híbridos e multicloud, é preciso que o balanceador de carga da sua infraestrutura de rede tenha a inteligência necessária para garantir a consistência operacional e dos recursos para todas as aplicações. Nesse sentido, nenhuma tecnologia é mais aderente que o Citrix ADC, o antigo Netscaler, uma linha de produtos de rede da companhia que cresceu muito ao longo dos anos.

Ao usar uma única base de código para integrar todas as pontas da infraestrutura, o Citrix ADC pode retirar a complexidade da entrega de aplicações em várias nuvens, facilitando em muito vida da TI. Muito longe de ser um balanceador de carga comum, a solução oferece inúmeros recursos:

  • Plataforma de desenvolvimento e entrega rápida de aplicativos e microsserviços;
  • Suporte para implementação de aplicativos em nuvens públicas e locais;
  • Capacidade de converter aplicativos herdados em aplicativos de microsserviços;
  • Integração de sistemas de automação e orquestração;
  • Sistema de gerenciamento centralizado que garante visibilidade e controle de aplicativos em toda empresa;
  •  Flexibilidade para alterar a estrutura de entrega dos aplicativos de acordo com as mudanças de cenário.

Além de gerenciar de forma ágil e veloz as aplicações em ambientes híbridos e multicloud, o Citrix ADC tem o diferencial da flexibilidade de licenciamento, no formato “pooled capacity”. Por não vincular a capacidade do software ao hardware instalado, a solução permite à TI mover os recursos entre diferentes ADCs, otimizando gastos com a infraestrutura e facilitando a escalabilidade das aplicações.

Gerencie ADCs e tenha mais visibilidade sobre as aplicações

Entregar aplicações seguras e sempre disponíveis é fundamental para manter ambientes estáveis, mas gerenciá-los para obter insights e solucionar problemas com rapidez também é muito importante. A administração dos ADCs através do Citrix ADM, o Citrix Application Delivery Management potencializa seus recursos e permite lidar com a expansão da infraestrutura de um jeito mais fácil e orquestrado.

Em ambientes locais ou em nuvens, o diferencial da plataforma de gerenciamento de aplicativos está na possibilidade de automação e na administração de aplicações monolíticas ou distribuídas através de um único painel. Com uma visão ampla sobre todos os processos, o Citrix ADM permite ainda monitorar a saúde dos ambientes em nuvem, garantindo que o usuário tenha uma boa experiência com a aplicação pela melhor conexão de rede disponível.

E aí, gostou? Como parceira certificada e premiada pela Citrix, a Populos é especialista em infraestrutura e cloud e pode ajudar a sua empresa a colocar em prática as soluções de ADC e ADM líderes no mercado, evitando que a rede seja um gargalo na experiência dos usuários hoje em home office.

Com uma equipe de especialistas, a Populos atua desde 2016 para facilitar a transição digital dentro de empresas e está pronta para transformar a forma como as pessoas trabalham na sua organização. Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como manter a experiência dos seus funcionários em alto nível, com plataformas e aplicações estáveis.