Estamos chegando ao fim de 2020 e depois de tantos imprevistos e mudanças de rumo que aceleraram a transformação digital no mundo corporativo, a adoção do trabalho remoto como parte do dia a dia dos colaboradores já não é novidade para nenhuma empresa.

Na corrida pela garantia da continuidade dos negócios, nós sabemos que os esforços para adoção do home office e a migração para nuvem ocupam o primeiro lugar na lista de prioridades das equipes de TI. Mas, aqui vai um alerta! A rápida mudança para nuvem, SaaS e outros modelos de operação mais flexíveis podem afetar o ambiente de trabalho e expandir superfícies de ataque.

E assumir esse tipo de risco para dar suporte a modernização pode resultar em sérios danos colaterais. Além de ter a experiência dos colaboradores degradada, a probabilidade de sofrer ciberataques que impactam e comprometem a reputação do seu negócio é muito maior.

Só nos últimos seis meses, vimos grandes companhias no Brasil e mundo a fora lidarem com crimes virtuais e responderem legalmente por inúmeros vazamentos de dados. Diante desses acontecimentos, como agentes de transformação digital, estamos aqui reforçar o valor de uma boa estratégia de segurança.

Em meio a tantas aplicações e dispositivos, o novo estilo de trabalho exige segurança de ponta a ponta. Agora é preciso manter a avaliação contínua de todos os fatores contextuais para eliminar riscos e manter a força de trabalho ativa. A política de acesso padrão à rede ou outros recursos da organização deve ser esquecida. E mais: aquela abordagem reducionista do perímetro de segurança, chamada de “castle-and-moat” (ou “castelo e fosso”, em português), não é mais suficiente para enfrentar os desafios pós-pandemia. E aqui vale usar alguns conceitos e anúncios do Citrix Security Summit, realizado pela companhia em outubro e agora disponível on-demand..

Zero Trust: proteção de usuários através da proteção do ambiente de trabalho

À medida que diversificamos a gama de aplicativos e distribuímos dados importantes em múltiplas nuvens, podem aumentar também as vulnerabilidades. Por isso, a adoção da arquitetura Zero Trust, um dos principais focos do evento da Citrix, é uma boa estratégia para minimizar riscos.

Afinal, a segurança tradicional já não é capaz de lidar com as aplicações que estão fora do data center, o fluxo de dados movimentado entre ambientes multicloud e nem mesmo com as ameaças de bots.

De acordo com o EMA- Enterprise Management Associates, só nos Estados Unidos e na Europa, mais de 60% das instituições aceleraram a estratégia de verificação e legitimação constante de atividades e comunicações dentro e fora do perímetro.

Com foco na proteção de dados de dentro da empresa direcionado para funcionário, o conceito de “confiança zero” faz parte de todo portfólio Citrix. Através de uma abordagem holística, as ferramentas para digital workspace contam com medidas de segurança que incluem:

  • provimento de acesso adaptativo;
  • proteção de usuários contra ameaças em dispositivos BYO;
  • controle de segurança DLP com inserção de marcas d’agua em informações críticas para impedir cópia de dados;
  • bloqueio de links maliciosos presentes em todos as aplicações com os quais existe integração;
  • monitoramento e avaliação contínua das pontuações de risco;
  • criação de políticas ricas de proteção de dados para impedir vazamentos;
  • controle de acesso granular, bloqueio de contas e limitação do tempo de sessão.

Novas ferramentas para segurança do trabalho remoto

Agora o trabalho remoto deve ser encarado como regra, não mais exceção. O novo cenário pede uma abordagem ágil e de alto desempenho. E para ajudar e facilitar essa jornada, a Citrix apresentou no Security Summit duas novidades para proteger acesso e aplicativos.

Citrix Secure Internet Access – com cobertura global da nuvem, escala automatizada e conformidade com regulamento geral de proteção de dados, a ferramenta é de implantação fácil, rápida e oferece visibilidade detalhada para identificar comportamentos incomuns.

Citrix Secure Workspace Access – oferece acesso a aplicativos corporativos de Web e SaaS através de dispositivos gerenciados e BYO sem a necessidade de um VPN.

As vantagens que garantem vão desde o aumento da produtividade até a geração de insights sobre o comportamento do usuário. Tudo isso através de pesquisa detalhada e inteligência artificial.

Para saber mais sobre as novas tecnologias para espaço de trabalho digital e descobrir como incorporá-las ao seu negócio, entre em contato com um de nossos especialistas. A Populos é parceira premiada da Citrix e trabalha para levar as melhores soluções do mercado até sua empresa.