Equipe unida, engajada e produtiva...Que empresa não sonha em ter um time assim? Afinal, o capital humano é um dos ativos mais valiosos de um negócio e apostar na capacitação dos colaboradores é o segredo para reter talentos e manter o ambiente de trabalho inovador.

Em 2016, quando a Populos iniciou suas atividades, já sabia disso. A gestão dos colaboradores deve evoluir junto com os outros processos internos. O investimento feito no conhecimento dos funcionários é fundamental para que eles vistam a camisa da empresa e se sintam capazes de lidar com desafios.

A educação corporativa é uma ótima estratégia para quem deseja alavancar a transformação digital, ajudar o time a entrar de vez na nova era do trabalho e, de quebra, driblar os problemas mais comuns na gestão de pessoas.

Gestão de pessoas em um cenário instável

Com a experiência dos colaboradores em evidência dentro das empresas desde o começo da pandemia, é natural que a atenção dada ao setor de recursos humanos também seja redobrada. 2020 transformou a forma como enxergamos e realizamos o trabalho. E em um cenário de mudanças globais rápidas, é essencial fortalecer a cultura organizacional para reter talentos.

Garantir recursos para que cada profissional realize suas atividades com eficiência não é suficiente. Para manter a longo prazo um time de sucesso ao seu lado, é preciso construir um ambiente corporativo motivador, mesmo que a distância.  Caso contrário, a insatisfação profissional pode resultar em problemas como turnover, provocado pela falta de feedback ou valorização, por exemplo.

Aqui no Brasil, o setor de TI está entre os que mais sofre com questões desse tipo. De acordo com o Global Talent Trends, pesquisa realizada anualmente pelo LinkedIn, a taxa de rotatividade no mercado de tecnologia chega a 13.2%.  E um censo produzido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação revelou que o índice de turnover brasileiro é superior à média das empresas latino-americanas.

Em uma área disruptiva e em constante transformação, integrar profissionais de gerações diferentes à novos projetos e ferramentas pode parecer um trabalho e tanto. Mas é nesse cenário um tanto quanto instável que a educação corporativa tem um papel importante. E se você imagina treinamentos entediantes ou longas palestras quando ouve falar nesse termo, existem projetos que podem provar o contrário.

Investir em conhecimento para retenção de talentos

Com a missão de transformar radicalmente a forma como as pessoas trabalham, criam e colaboram através da tecnologia, a Populos acredita que para ser um agente da transformação digital os profissionais precisam de um ambiente integrado e aberto a sugestões sempre. Os resultados sólidos vêm através do trabalho em grupo e para que o sentimento coletivo nasça, momentos de aprendizado e troca devem ser criados.

A Populos University, por exemplo, surgiu como um projeto de educação corporativa que além de levar conteúdo para os colaboradores, também promove a interação das equipes com seus líderes. O projeto nasceu no começo do ano e continuou de forma remota durante o período de home office.

“Deu muito certo. Após essa experiência, desenvolvemos outros projetos onde há interação semanal com todo nosso time” revela Cléa Lima em entrevista para revista Melhor Gestão de Pessoas. E para manter todos informados sobre as atividades semanais e tirar qualquer tipo de dúvida, foi criado ainda o Populos Talks.

Esse tipo de iniciativa exige tempo e planejamento, mas provoca efeitos muito positivos a longo prazo, como:

- Redução de custos;

- Diminuição do índice de rotatividade;

- Aumento da reputação da empresa no mercado;

- Diminuição do retrabalho e do número de dúvidas;

- Aumento do alinhamento de todos com os processos da empresa;

Viu só? São inúmeras as vantagens competitivas que cada negócio pode obter por meio do investimento no conhecimento. A capacitação dos profissionais tem parte importante na busca pelo sucesso. Para acompanhar de perto os projetos com os colaboradores, é só ficar de olho no LinkedIn da Populos.