Como agentes de inovação que somos, aqui na Populos estamos sempre de olho nas tendências que surgem no mercado para descobrir como ajudar nossos clientes a adotarem tecnologias estratégicas sem dor de cabeça. Pensando em tudo que passamos no último ano, nas mudanças desencadeadas pela aceleração da transformação digital e nos desafios que estão por vir, listamos tendências que de acordo com a Gartner farão sucesso em 2021.

Vale lembrar que a Populos já oferece soluções para adoção de algumas dessas novidades que foram essenciais nos processos inovadores durante a pandemia, principalmente em termos otimização de infraestrutura de armazenamento, computação e redes e de adoção de um espaço de trabalho digital, elementos que farão a diferença não apenas em 2021, mas nos próximos 5 anos.

Nº1: Internet of Behaviors

A Internet of Behaviors (IoB), também conhecida como Internet dos Comportamentos, diz respeito basicamente ao uso de tecnologias para monitorar o comportamento das pessoas, gerenciando os dados coletados a fim de atualizar a experiência e influenciar esses comportamentos. Essa análise inclui reconhecimento facial, rastreamento de localização e big data e a sofisticação cada vez maior da tecnologia de analytics para processar esses dados permitirá o crescimento dessa tendência.

N°2: A computação que aprimora a privacidade

IT Security?  Os riscos em segurança da informação não param de aumentar, com os ataques se tornando cada vez mais sofisticados. Ao mesmo tempo, a legislação para a proteção de dados pessoais está amadurecendo em diversos países, incluindo o Brasil. Logo, computação e privacidade devem ser processos conjuntos, para que os dados não sejam hackeados e/ou utilizados de maneira inadequada, atendendo pré-requisitos de compliance.

A tecnologia de privacidade possui três aliados que protegem os dados enquanto eles são usados: o primeiro aliado estabelece um ambiente confiável onde todos os dados confidenciais podem ser processados ​​ou analisados; já o segundo, executa o processamento e os analytics maneira descentralizada; por fim, o terceiro, criptografa dados e algoritmos antes do processamento ou análise.

N°3: Experiência Total (TX)

Se em 2019 o Gartner falava da “experiência múltipla” como uma grande tendência tecnológica, em 2021 esta irá evoluir para o conceito de “experiência total” (total experience, ou TX). A “experiência total” é a combinação satisfatória das experiências dos clientes, funcionários e usuários, a fim melhorar a experiência geral e obter os melhores resultados comerciais. Conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas – realidade que com certeza está sendo moldada pela pandemia -, os analistas acreditam que as empresas irão precisar de uma estratégia de experiência total, sob pena de perder para seus concorrentes nas principais métricas de satisfação.

N°4: Nuvem distribuída

Segundo o Gartner, em cinco anos a maioria das plataformas de serviços de computação em nuvem fornecerão pelo menos alguns serviços distribuídos. Mas qual é exatamente o conceito de nuvem distribuída? Ela envolve a distribuição de serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos, enquanto a operação, governança e evolução destes serviços permanecem sob a responsabilidade do provedor de nuvem pública. O modelo “fornece um ambiente ágil para cenários organizacionais de baixa latência, necessidades de redução de custos e requisitos de residência dos dados”, como descreve o Gartner.

N°5: Operações em qualquer lugar

Conectado 24/7? A tendência número 5 é um modelo onde os negócios podem ser acessados, entregues e habilitados em qualquer lugar, com os clientes, empregadores e parceiros operando em ambientes remotos seguros, com infraestrutura e automação de qualidade. Trata-se de um passo para além do teletrabalho e do atendimento remoto ao cliente, incluindo experiências de valor agregado em colaboração e produtividade, estando presentes em até 40% das organizações até 2023, segundo o Gartner.

N°6: Malha de segurança cibernética 

Perímetro seguro? Com o trabalho remoto, a maioria dos ativos das organizações estão fora dos perímetros de segurança. A malha de segurança cibernética é uma abordagem de segurança escalonável, flexível e confiável, que permitirá que um perímetro de segurança seja definido em torno da identidade de uma pessoa ou objeto, a fim de que as aplicações sejam seguras e baseadas em computação em nuvem e dados distribuídos de dispositivos não controlados.

N°7: Inteligent Composable Business

Com a pandemia acabando com o padrão de desenvolvimento de aplicações e processos estáticos, ter construções mais inteligentes e adaptáveis será a chave a partir de agora. E essa tendência, chamada pelo Gartner de Inteligent Composable Business, ou “negócio inteligente e harmonioso”, será cada vez maior.  Basicamente, um negócio inteligente e harmonioso é aquele capaz de se adaptar na situação atual com estratégias que impulsionam a transformação digital, com base nos dados disponíveis e em tecnologias para uma tomada de decisão melhor e mais rápida.

N°8: Engenharia de IA

Ter uma estratégia de engenharia de Inteligência Artificial (IA) com infraestrutura será essencial para facilitar os processos de desempenho, escalabilidade, interoperabilidade e confiabilidade dos modelos de IA. Os projetos de IA sofrem com problemas de manutenção, escalabilidade e governança (apenas 53% dos projetos de inteligência artificial vão da fase de prototipagem à fase de produção).

N°9: Hiperautomação

Facilidade? A hiperautomação sugere que tudo que pode ser automatizado em uma organização, deve ser automatizado, impulsionando os negócios e simplificando tarefas.

Nossos serviços e parceiros

Conferiu todas as tendências para 2021? Já sabe onde encontrá-las? Nós, da Populos, somos líderes em soluções de end-user computing, infraestrutura e cloud. Além disso, temos parceiros, como a Citrix, especialista em workspace e experiência do funcionário, a Nutanix, para hiperconvergência e cloud, além da Akamai e a Veritas para soluções de CDN e segurança. Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar nessa jornada.