Nos últimos anos, a inovação promovida pela tecnologia valorizou empresas brasileiras e globais e aumentou a lucratividade de setores como varejo, agronegócio e saúde, mas também acirrou a disputa por novos colaboradores.

À medida que as organizações alcançam a chamada maturidade digital, a demanda por profissionais qualificados cresce e a retenção se torna um dos grandes desafios na gestão de novos modelos de negócio. Em uma pesquisa da agência Challenger, Gray & Christmas, por exemplo, 68% dos entrevistados afirmaram estarem preocupados com a saída de funcionários, enquanto 85% dizem se deparar com a escassez de talentos.

De acordo com o relatório “Profissões Emergentes na Era Digital”, do SENAI, a expectativa é que com o uso de recursos como IoT, cloud computing e inteligência artificial, pelo menos 760 mil vagas surjam ao longo dos próximos dez anos.

No entanto, para preenchê-las o Brasil terá que lidar com a falta de candidatos bem-preparados e com os problemas estruturais que levam ao turnover. Mais de 30% dos cursos de TI não cumprem os requisitos básicos exigidos pelo mercado e, hoje, a taxa média de rotatividade do país é o dobro da mundial.

Como driblar essas deficiências, atraindo e retendo talentos no mercado de TI? Se a empresa de fato quer avançar em sua jornada de transformação digital, é preciso ir além do básico.

Os desafios do mercado e o que desejam os candidatos

Na Indústria 4.0, valorizar o capital humano se tornou tão importante quanto implementar soluções para a evolução da manufatura e da cadeia de suprimentos.  Além da falta de mão de obra qualificada, há ainda a necessidade de promover mudanças nos empregos existentes, contribuindo para a presença de mais mulheres e jovens no ambiente de trabalho.

Para chamar a atenção dos millenials e da geração z, os esforços hoje devem começar no recrutamento e se perpetuar durante o dia a dia, com uma cultura organizacional que ajude a manter ambientes harmônicos e promova o desenvolvimento profissional.

Além de benefícios financeiros, os profissionais de TI buscam por abordagens individualizadas e feedbacks frequentes, práticas internas que demostram interesse, ajudam a identificar necessidades, reconhecer habilidades únicas e manter o engajamento de todos a longo prazo.

Quando se identificam com os valores, missão e visão da empresa, eles se sentem mais confiantes para assumir responsabilidades, trabalhar em grupo em prol de um objetivo, tomar decisões importantes e vestir a camisa da empresa.  Desde analistas e gestores até CEOs, todos devem estar comprometidos com essa missão.

Incentivo ao aprendizado e qualificação

Certificada recentemente como Great Place to Work, a Populos acredita que, atraídos pela possibilidade de contribuir para a criação e manutenção de produtos e serviços, os talentos são um diferencial competitivo na busca por resultados promissores.

Nas palavras do nosso CEO, Paulo Asano, “é enriquecedor um ambiente cheio de ideias, experiências e visões de mercado diferentes. É quase como um sopro de inovação para quem trabalha há anos com a mesma coisa”.

Vindos de escolas técnicas e universidades, os jovens a partir de 16 anos tem muito potencial para desenvolver um perfil multitarefa que atue em mais de um setor e pense “fora da caixa” para resolver desafios.

Por isso, desde a participação no Geração Tech, que nesse ano teve mais de 2.500 inscritos, até a integração aos times e evolução de carreira, a maior preocupação do nosso setor de RH e dos gestores é oferecer suporte e incentivo.

Com o objetivo de tornar os profissionais em especialistas aptos para atuar em todos os setores, a Populos investe em educação corporativa, aposta na qualidade da experiência do usuário e no bem-estar digital para valorizar as pessoas.

Ambiente de trabalho horizontal

Além do Populos University, a rotina na empresa também envolve workshops e webinars frequentemente feitos com parceiros estratégicos para ampliar conhecimentos práticos, técnicos.

Desde 2016, quando foi criada, a organização tem um quadro diversificado de colaboradores com os quais mantém uma relação profissional humanizada em um ambiente de trabalho horizontal.

E aí, se interessou? Se você é um jovem profissional de tecnologia, fique de olho no LinkedIn da Populos! Nosso programa de estágio acontece pelo menos uma vez por ano e é uma boa oportunidade para você abrir portas no mercado e dar aquele impulso inicial na sua carreira.