O fato é que estamos na era da transformação digital, o que faz com que as empresas busquem constantemente maneiras de otimizar, reduzir custos e aumentar a eficiência de suas operações. E dentro dessa jornada de evolução tecnológica, um fator central é a infraestrutura de TI, que desempenha um papel fundamental nessas operações.  

Duas das principais soluções de virtualização do mercado são VMware e Nutanix, cada uma com seus próprios recursos e vantagens. No entanto, para quem está antenado nas últimas notícias do mundo de tecnologia, sabe que a Broadcom comprou a WMware, o que já resultou em grandes mudanças, como na forma de licenciamento, tanto nas cobranças de novas licenças quanto nas de renovação. 

Neste cenário, a Populos, uma das principais parceiras da Nutanix na América Latina, realizou uma live sobre o assunto e, nesta publicação, vamos explorar as cinco razões que tornam a migração para a Nutanix uma boa opção. 

1. Simplicidade e eficiência

A Nutanix é conhecida por sua abordagem centrada no usuário e sua interface intuitiva, possibilitando uma experiência de gerenciamento mais simples e direta. Com uma implantação e a configuração mais rápidas, reduz o tempo de inatividade e melhora a eficiência operacional.

2.Convergência e hiperconvergência

A Nutanix vai além da virtualização, fornecendo soluções de convergência e hiperconvergência. Isso significa que as organizações podem consolidar servidores, armazenamento e redes em uma única plataforma, simplificando ainda mais a infraestrutura de TI e reduzindo custos operacionais. 

A abordagem hiperconvergente da Nutanix elimina a necessidade de investimentos separados em hardware de armazenamento, switches e outros dispositivos de rede, resultando em economia de espaço físico e custos de capital.

3.Economia de custos

A Nutanix oferece uma estrutura de preços transparente e flexível, com modelos de licenciamento mais simples e previsíveis. Outro ponto, é a redução da complexidade de gerenciamento e a convergência de infraestrutura, que resultam em uma economia de custos operacionais bastante significativa ao longo do tempo.

4.Desempenho e escalabilidade

Nutanix é altamente escalável, permitindo que as empresas dimensionem suas operações de acordo com suas necessidades e sem comprometer o desempenho. 

Sua arquitetura distribuída e tolerante a falhas garante alta disponibilidade e confiabilidade, fundamentais para ambientes de missão crítica.

5.Inovação 

Nutanix está na sempre em busca da inovação em infraestrutura de TI, investindo continuamente em pesquisas e se desenvolvendo para oferecer recursos e funcionalidades avançadas. 

Sua abordagem baseada em software permite atualizações e melhorias regulares, mantendo os clientes sempre à frente das demandas do mercado.  

Enumerada essas razões, podemos concluir que ao migrar para Nutanix, as organizações podem transformar suas operações de TI, ganhando eficiência, agilidade e uma vantagem competitiva no mercado, que está em constante evolução. Um exemplo, é a empresa Neoenergia, que atua com geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica. Ao investir em solução de hiperconvergência da Nutanix com a POPULOS, a Neoenergia aperfeiçoou seus processos e alcançou ganhos em produtividade 

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o nosso time. Estamos disponíveis para te ajudar a reduzir custos e otimizar suas operações.