Assim como as empresas responsáveis pela geração de energia elétrica e o agronegócio, o setor de logística portuária também está passando por uma transformação desencadeada pela busca global por sustentabilidade, inovação e segurança.

Entre normas rígidas, pilhas cada vez maiores de dados e demandas crescentes por velocidade para integrar sistemas e diminuir distâncias, as empresas responsáveis pelo planejamento, armazenamento, deslocamento, empilhamento e desembarque de cargas fazem parte de um modal aquaviário que deve movimentar 1,8 bilhão de toneladas até 2042.

Os números divulgados por órgãos como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social confirmam que, apesar da previsão de crescimento consistente, ainda é preciso fazer muito para que a comunicação se torne mais ágil, cadeias produtivas estejam integradas e operações sejam mais eficientes entre os 380 terminais portuários espalhados pelo litoral brasileiro.

Nova era, novos desafios

Apesar da capacidade para fazer do Brasil um dos protagonistas da cadeia mundial de comércio portuário, hoje as empresas que lideram o setor ainda enfrentam os efeitos da crise pós-covid e das mudanças de fluxo determinadas pela guerra entre Ucrânia e Rússia, ao mesmo tempo em têm de modernizar instalações e processos para reduzir custos.

Além de lidar com os valores de importação e exportação mais altos da América Latina e preços até sete vezes maiores do que o normal, essas organizações têm que atuar mesmo com sobrecarga, lentidão alfandegária e ineficácia de planejamento, fatores que costumam provocar gastos de até R$ 4,3 bilhões por ano.

De olho na oportunidade de modernizar sua infraestrutura para alavancar seu crescimento, a Bandeirantes Deicmar, empresa especializada em logística integrada portuária, escolheu Populos para digitalizar suas operações e dar mais um passo adiante na jornada em direção à integração de seus sistemas e à proteção de dados.

Ao adotar a solução hiperconvergente da Nutanix, a empresa – composta por terminais marítimos e de contêineres, armazém alfandegado, centro de distribuição e transporte rodoviário – conseguiu reduzir espaço físico e ganhar em organização e escalabilidade.

O segredo para modernizar infraestruturas com sucesso

A partir de uma abordagem única, criada para entender de perto os obstáculos e metas da Deicmar, o time da Populos conheceu a fundo o ambiente de operações, se concentrando em preparar os colaboradores para lidar com a plataforma da Nutanix.

Como resultado dos encontros e do mapeamento de necessidades feitos durante o pré-projeto, uma arquitetura física legada de três camadas foi substituída por um modelo hiperconvergente e 20 racks obsoletos deram lugar a apenas três, com capacidade muito maior de armazenamento e agilidade.

Além de eliminar problemas com processamento e disponibilidade das máquinas virtuais, a mudança provocou:

  • A unificação do gerenciamento de todo o ambiente de TI, que exigia uso de diversos dashboards para administração;
  • Redução de energia no datacenter, já que agora são utilizados apenas dois appliances dentro do novo ambiente;
  • Evolução da arquitetura, trazendo mais organização, performance e otimização da gestão.

De acordo com Fernando Justino, gerente de TI da Bandeirantes Deicmar, a Populos “trouxe a tecnologia e a visão necessárias para criar um ambiente com agilidade e hiperconvergência, trazendo impacto direto em nossa estrutura de Disaster Recovery e recuperação de dados, mitigando os riscos operacionais, aumentando a resiliência, além de otimizar processos e reduzir os servidores físicos com as soluções implementadas. Tudo isso impactou em uma melhor entrega ao nosso cliente interno e externo.”

A aplicação da tecnologia da Nutanix é inédita no setor e, para além de reduzir energia, ela também simboliza o primeiro de muitos passos que podem ser dados para garantir a melhora na entrega dos serviços.

Verdadeiro braço estratégico das empresas antes, durante e depois da implementação de soluções desse tipo, a Populos conta com um time de experts pronto para atuar desde o levantamento dos softwares, servidores e camadas de rede de seus clientes até a atualização dos canais e adaptação dos colaboradores. Para saber mais sobre os serviços que oferecemos e agendar uma conversa, basta entrar em contato.