Marcado pela transição para o trabalho híbrido, a busca por segurança reforçada e a modernização de infraestruturas, 2021 colocou em jogo o desempenho de muitas empresas mundo a fora.

Para garantir a adaptação a um ambiente corporativo totalmente redesenhado, gestores e suas equipes se viram obrigados a entender como minimizar riscos e driblar ameaças crescentes, ao mesmo tempo em que promoviam a implementação de novas soluções digitais.

Durante o ano, enquanto algumas das tendências indicadas pelas consultorias de tecnologia se tornaram realidade, novos obstáculos também surgiram para fazer com que qualquer planejamento estratégico fosse revisto.

Nesse meio tempo, a TI se concretizou como um dos pilares fundamentais para o sucesso dos negócios e, mais uma vez, a Populos esteve ao lado dos clientes, com novas ferramentas, suporte e a expertise necessária para acelerar projetos de transformação digital.

Entre acontecimentos inesperados, investimentos urgentes e metas a serem batidas, a cibersegurança se tornou prioridade e a qualidade da experiência do usuário ganhou ainda mais força dentro de organizações públicas e privadas.

Vulnerabilidades e novas ameaças

Quase no fim do primeiro semestre, com o sequestro de dados corporativos e o pagamento de resgates batendo recordes inimagináveis, os executivos passaram a se dar conta de que, além de lidar com problemas antigos como a Shadow IT, a prevenção contra a ameaça do ransomware seria mesmo fundamental.

Com um aumento de 92% de ataques desse tipo no Brasil, as soluções baseadas no conceito Zero Trust, a adoção da arquitetura SASE e de softwares avançados de backup e recuperação ganharam força. Reconhecidas como medidas protetivas para qualquer tipo de ambiente, elas se tornaram essenciais para que os colaboradores pudessem se concentrar no que realmente importa e que fosse possível continuar o processo de adaptação à era do trabalho 3.0.


LEIA TAMBÉM:

+ Descubra 6 tendências do Gartner para a continuidade dos negócios em 2022

+ Populos SmartClient Positivo: a próxima geração de digital workspaces e virtualização

+ Neoenergia investe em solução de hiperconvergência da Nutanix com a POPULOS, aperfeiçoa processos e alcança ganhos na produtividade


Empresas avançaram em direção à Indústria 4.0

Seguindo o fluxo de modernização que ganhou ritmo em 2020, indústrias de todos os portes também implementaram softwares que contribuíram não apenas no desempenho do colaborador e na proteção de dados, como também na otimização de recursos e dos processos operacionais.

Do lado do usuário, o uso da virtualização ou de espaços de trabalho digitais só cresceu. Se no ano passado a maior preocupação foi garantir a continuidade dos negócios, em 2021 os motivadores foram a adequação ao modelo de trabalho híbrido, o  bem-estar dos funcionários e, consequentemente, sua produtividade.

Do lado da TI, o avanço também foi grande. A fim de gerenciar melhor atividades e cadeias de produção, setores como agronegócio, geração de energia e varejo online investiram pesado na integração de tecnologias, com a migração para a nuvem híbrida e multicloud e a adoção de infraestruturas hiperconvergentes.

Para muitas delas, como a Neoenergia, os ganhos ultrapassaram a expectativa de redução de custos e em pouco tempo eliminaram lentidão e sobrecarga, gerando um salto na qualidade dos serviços da TI.

Crescimento da Populos

Ao longo de todo esse percurso, para dar suporte e oferecer ainda mais recursos aos clientes, a Populos ampliou seu portfólio com o apoio de Veritas, Akamai e, mais recentemente, ControlUp. Também acompanhamos as novidades dos nossos parceiros estratégicos, abrimos as portas de casa para novos talentos e lançamos nosso primeiro produto.

Do Citrix Launchpad ao Nutanix Next, compartilhamos e debatemos com experts e nossa comunidade novos recursos e soluções para saber exatamente como ajudar clientes a implementarem qualquer que seja a tecnologia, obtendo ainda mais conhecimento técnico.

Ainda marcamos presença em mais territórios pelo país, levamos o Populos Smart Client até grandes empresas, ensinamos e aprendemos juntos durante as edições do Geração Tech e, por fim, recebemos o nosso primeiro selo de Great Place To Work.

De fato, muita coisa aconteceu por aqui também e nós já estamos nos preparando para 2022! Seja você um estudante de tecnologia, ou o profissional de alguma empresa na jornada de transformação digital, estaremos prontos para recebê-lo. Basta entrar em contato com o time ou acompanhar as redes sociais da Populos.