O aumento expressivo do consumo de energia no Brasil traz oportunidades de crescimento e desafios que só poderão ser superados através da modernização de operações e infraestruturas. Com o número cada vez maior de negócios digitais, a adoção do trabalho híbrido em todo o país e a hiperconectividade, a corrida por eficiência energética para atender a uma demanda que deve crescer em torno de 3,3 vezes até 2050 já começou.

Embora seja reconhecido pela grande base de energias renováveis e o alto índice de perdas, o setor elétrico brasileiro também precisa lidar com os ciclos de redução de receita e as despesas que se agravaram a partir da crise provocada pela COVID-19, enquanto busca ao mesmo tempo otimizar sua produção.

De fato, é muita coisa acontecendo em pouquíssimo tempo. E se quiserem sobreviver a verdadeira reforma energética global que está acontecendo, as geradoras, distribuidoras e transmissoras devem encarar a transformação digital e adotar novos modelos de negócio baseados em tecnologia. Para a Populos, serão essas medidas de digitalização que ajudarão a garantir a sobrevivência das empresas durante e após a expansão do mercado livre de energia.

O panorama do setor

Apesar de ser impulsionado principalmente pelo combate às mudanças climáticas, por pressões pela adoção de princípios ESG e a expansão de matrizes energéticas, a transformação digital da área traz benefícios que vão muito além da sustentabilidade. Guiada por dados, automação de processos e segurança da informação, ela pode oferecer ganhos de eficiência operacional e, de acordo com Mckinsey Global Institute, promover o aumento da performance entre 20% e 40%, além de diminuir as despesas em 25%.

Atualmente, 42% de toda energia produzida no país é desperdiçada e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações já mostrou que cada minuto de interrupção no fornecimento desse serviço essencial causa um déficit de R$ 5 milhões. Diante desse cenário, as falhas em processos internos, a vulnerabilidade nos sistemas e o desperdício de recursos evidenciados durante o isolamento social não podem ser mais motivos a colaborar para o prejuízo da indústria.

Desde a manutenção das redes até o relacionamento com o cliente final, fatores como a dificuldade no provisionamento de ativos e a sobrecarga e lentidão ao oferecer informações simples para o consumidor deixam claro que o ritmo da transformação precisa acelerar para manter o desempenho dos negócios em dia.


LEIA TAMBÉM:

+ Neoenergia investe em solução de hiperconvergência da Nutanix com a POPULOS, aperfeiçoa processos e alcança ganhos na produtividade

+ Como superar o desafio do ransomware para sua infraestrutura de TI?

+ Otimização de HDX: o segredo para o sucesso da virtualização.


Por onde começar a transformação digital?

Com um time de especialistas e serviço completo de consultoria e implantação de novas plataformas, a Populos oferece soluções desenvolvidas pela Nutanix para driblar as barreiras que impedem a expansão do segmento industrial no país, a começar pela revisão de toda infraestrutura de TI. A partir da arquitetura e da abordagem utilizada é possível eliminar a complexidade no gerenciamento de informações e tarefas que costumam afetar todos os setores.

A adoção de uma infraestrutura hiperconvergente, por exemplo, permite centralizar processos internos, aumentar performance de processamento e gerenciar dados com mais escalabilidade e estabilidade. Na era da nuvem, o uso desse tipo de tecnologia baseada em hardware comum de data center e recursos de armazenamento conectados localmente com software inteligente, colabora para a otimização de cargas de trabalho, automatização de tarefas e proteção de dados. Questões que, diante da alta demanda nos canais digitais e do aumento de ciberataques, se tornaram prioridades a partir de 2020.

Vale lembrar que a longo prazo isso significa redução de custos, diminuição de retrabalho e o aumento do desempenho e da produtividade, como no caso da Neoenergia. Responsável por atender 15 milhões de residências em 18 estados, a empresa espanhola conseguiu simplificar a gestão da estrutura operacional e tecnológica de algumas de suas subsidiárias, contando com nosso apoio.

Mais simples e rápido do que as organizações costumam imaginar, os projetos de implantação de novas tecnologias da Indústria 4.0, redefinição de sistemas de operação, armazenamento e modelos de trabalho geram ganhos significativos para todos. E somente com a transformação da infraestrutura de data center é que inciativas de smart grids, IoT e 5G poderão surtir o efeito desejado.

Há mais de 5 anos no mercado, a Populos conta com expertise e parceiros estratégicos renomados para promover a modernização de indústrias de qualquer segmento. Basta entrar em contato com o time e descobrir por onde começar.