Proporcionar a melhor experiência possível ao usuário remoto com uma tecnologia relativamente simples, mas extremamente segura, facilitando a transformação digital dos negócios. Esse era o objetivo da Citrix ao promover nos últimos anos uma série de otimizações em sua solução líder em virtualização, o Citrix Virtual Apps and Desktops (CVAD), e mais especificamente, na tecnologia HDX (High Definition Experience, ou “experiência em alta definição“).

Durante muito tempo, profissionais de TI consideraram a virtualização sinônimo de investimento de baixo nível, podendo acarretar falhas no gerenciamento e no desempenho de aplicações e desktops. Mas com a chegada no começo dos anos 2010 da tecnologia HDX, desenvolvida por nossos parceiros estratégicos para otimizar a experiência do usuário e diminuir o consumo de largura de banda, aumentando a densidade de usuários por servidor de hospedagem, essa percepção começou a mudar.

E agora, com as otimizações feitas pela Citrix nessa tecnologia, os protocolos passaram a entregar velocidades ainda mais altas, melhorando e muito o uso de aplicações-chave e acabando de vez com a ideia do “VDI lento“. Mas quais são essas otimizações? Antes vamos entender um pouco mais como essa tecnologia funciona e porque ela é o segredo do sucesso da virtualização.

Os pilares da experiência de alta definição

À medida que a virtualização foi se tornando “mainstream”, os colaboradores passaram a exigir uma experiência com aplicações e desktops virtualizados melhor ou ao menos igual àquela que tinham com PCs locais. Além de atender as necessidades básicas das equipes que trabalham de forma remota, oferecendo uma qualidade superior de imagem, áudio e vídeo, era preciso ainda driblar os desafios da variação nas redes móveis, além da alta latência e da baixa largura de banda.

Foi com isso em mente que a Citrix desenvolveu a tecnologia HDX. Construída sobre o protocolo remoto ICA® (Independent Computing Architecture), reconhecido como um dos melhores da categoria, a tecnologia foi projetada em torno de três princípios técnicos: redirecionamento inteligente (para determinar o momento ideal de renderização); compactação adaptativa (fornecimento de telas ricas em multimídia); e eliminação da duplicação do tráfego de rede e de dados agregados entre cliente e servidor.

Além do protocolo ICA, a HDX abrange multimídia, comunicações unificadas, aceleração de gráficos, impressão e periféricos, tudo para otimizar dinamicamente a sessão virtual. Com o tempo, a tecnologia se tornou a base do CVAD, melhorando definitivamente a experiência do usuário de virtualização e entregando velocidades altíssimas, ao mesmo tempo que manteve o nível de segurança já característico da Citrix. E isso era só o começo.

Aplicações-chave e trabalho remoto

Mais do que melhorar a qualidade das sessões, a Citrix fez diversas inovações em HDX nos últimos dois anos para otimizar a experiência em determinadas aplicações e a segurança da informação. Duas das principais otimizações foram feitas no uso do Microsoft Teams e no Skype for Business, ferramentas de colaboração líderes de mercado, além do suporte ao FIDO2, protocolo de autenticação desenvolvido pela FIDO Alliance que é mais conveniente e oferece mais segurança do que a proteção por senha tradicional.

Trabalhando junto com a Microsoft, a Citrix foi a primeira companhia a fornecer a capacidade de otimizar o Microsoft Teams e o Skype for Business acessado remotamente, “encurtando” os caminhos pelos quais os pacotes de comunicação de voz e vídeo cruzam a rede. Graças À inovação, hoje o Citrix Virtual Apps and Desktops oferece uma experiência de reunião virtual via Microsoft Teams idêntica à de um PC tradicional.

Já no quesito segurança, o suporte ao protocolo FIDO2 buscou melhor solucionar uma fraqueza gritante que pode comprometer até mesmo as soluções de segurança mais avançadas: a senha. Graças à otimização, é possível fazer a logar em sistemas usando autenticação biométrica virtual com criptografia assimétrica, sem o uso de senhas, tornando muito difícil para hackers comprometerem a segurança.

O que ninguém imaginou é que ambas as inovações cairiam como uma luva no cenário corporativo, principalmente por um motivo: a adoção em massa do trabalho remoto por conta da pandemia do COVID-19. Com as equipes trabalhando de casa, a experiência com aplicações como Teams e a segurança das informações acessadas remotamente de endpoints se tornaram ainda mais importante, trazendo ainda mais valor para uma solução como o Citrix Virtual Apps and Desktops.

E aí, que tal aproveitar todos os benefícios da virtualização e ter o que há de mais moderno para a entrega de aplicações para seu ambiente de TI? Para dar o primeiro passo em direção a essa mudança ou descobrir como potencializar as soluções da Citrix que já fazem parte da sua organização, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. A Populos tem a expertise e a autoridade necessária em CVAD para elevar o trabalho remoto na sua empresa a outro nível.