Conheça as iniciativas desenvolvidas ao lado de Sicoob Engecred e Fatec Osasco 

Você se lembra quando falamos pela primeira vez sobre o Populos University e nossos planos de investir em conhecimento para atrair e reter talentos? O ano era 2020 e dávamos os primeiros passos em direção a um futuro socialmente mais responsável.  

Naquela época, o gap de talentos na área começava a ser sentido por causa da pandemia e do trabalho remoto. Com muitas operações interrompidas e tantas outras automatizadas, empresas de todos os setores precisavam de profissionais capacitados para gerir espaços de trabalho digital, monitorar ambientes online e garantir suporte diante de imprevistos de segurança.  

Na contramão, os profissionais tentavam se adaptar ao home office, lidar com a sobrecarga mental e a falta de motivação por parte das organizações. Como resultado, o Brasil alcançou uma das maiores taxas de turnover do mercado latino-americano e muitos programadores, desenvolvedores e especialistas migraram para empresas de outros países. 

De lá para cá, o mercado aumentou sua projeção a respeito do déficit de profissionais na área e ainda reforçou as consequências que a falta de diversidade pode trazer a curto e longo prazo. Um relatório recente produzido pelo Google, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e a Brasscom, prevê que o país enfrentará um déficit de 797 mil profissionais de TI até 2025. 

Em poucos anos serão abertas mais de 800 mil vagas, mas apenas 53 mil pessoas se formarão em segurança da informação, IA, arquitetura de nuvem e organização de TI. Para as empresas, esses números podem gerar impacto negativo na inovação, e, para o país, mais uma chance de aumentar o PIB perdida. 

Novos projetos, novas oportunidades 

De olho no potencial e interesse que muitos jovens têm para trabalhar na área, começamos a promover o desenvolvimento de talentos dentro de casa, a partir do já conhecido Geração Tech. E o sucesso das primeiras edições mostrou todo o potencial que a empresa tinha para contribuir com a formação de profissionais capazes de atuar tanto na área técnica quanto estratégica dos negócios. 

Desde então, com metas ESG devidamente inclusas nas nossas pautas, Paulo, CEO da Populos e Clea Lima, diretora administrativa, bem como Luan Prado e outros líderes, começaram a desenvolver projetos com parceiros que entendem e apostam no valor da educação. 

Ao lado do Sicoob Engecred e do Instituto Sicoob, colocamos no ar a primeira edição do Geração Coop, um projeto feito para promover a formação de estudantes da rede pública de ensino em TI. Nele, 13 alunos de Goiânia, entre 15 e 18 anos, tem aulas híbridas com Lucas Tarifa, Matheus Aguiar e Thiago Alves sobre infraestrutura de ambientes e soluções oferecidas por parceiros como Microsoft, Citrix e Nutanix.  

Inclusive, de 26 e 28 de setembro, esses alunos estiveram na Populos para participar de uma rodada de bate-papos com especialistas em suporte, segurança, marketing, vendas e RH. Durante o encontro, eles acompanharam de perto o dia a dia da empresa, receberam dicas valiosas sobre carreira e ainda puderam ouvir especialistas como Leandro Roldão, Gerente de TI da EDP. 

A partir desse projeto, a ideia é que os jovens em situação de vulnerabilidade tenham espaço para fazer trocas, se conectar, tirar dúvidas e entrar para o mercado de trabalho ao fim do curso gratuito. 

Para Maria Luiza, 17 anos, trata-se de um grande desafio, mas também uma oportunidade incrível. Ela nunca tinha pensado em trabalhar com TI, mas com o respaldo das instituições se sentiu confortável e segura para aprender. 

Já no caso de Wallyson Pereira, jovem de 18 anos que sempre quis trabalhar com ciência da computação, o contato com profissionais da área é inspirador e traz novas perspectivas de vida. A metodologia de ensino o fez perder diversos medos e superar a timidez, por exemplo. 

Seguindo a mesma estratégia, na Fatec Osasco a ideia é levar informação através de palestras, bootcamps e treinamentos para mais de 200 estudantes, como uma verdadeira amostra da nossa plataforma de ensino. Por lá, alguns alunos que participaram das aulas sobre rede de computadores já foram contratados como estagiários na 4ª edição do Geração Tech. 

Apoio e contribuição 

Parte importante da nossa missão de prover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis, gerar benefícios e fomentar negócios nas comunidades onde atuamos, essas iniciativas devem ganhar novos ares em 2024. Afinal, queremos contribuir para a criação de profissionais completos, com habilidades interpessoais, liderança e ética profissional adquirida por meio de experiências práticas. 

Com o setor de TI vasto e em constante evolução, acreditamos que a responsabilidade de formar a próxima geração de talentos deve ser compartilhada por todas as organizações, por isso, incentivamos a participação das mais diversas instituições em nossos projetos.  

Para fazer parte de algum deles, você pode entrar em contato com o time.