Estamos entrando na terceira onda da transformação digital e muitas empresas ainda não sabem exatamente o que fazer para sobreviver a possíveis interrupções nas operações, bem como alcançar escalabilidade, garantir produtividade e manter a segurança na nuvem. E se isso também soa como um desafio para sua equipe de TI, estamos aqui para mostrar que o Microsoft Azure é a plataforma que pode ajudá-lo a fazer tudo isso.

Com o trabalho híbrido se concretizando e o 5G finalmente chegando ao Brasil, o investimento nesse tipo de tecnologia não pode mais ser postergado e a modernização e migração de aplicações, dados e infraestruturas precisam ser planejadas e concretizadas de forma holística o quanto antes.

Atualmente, pelo menos 40% das organizações planejam migrar metade dos sistemas para a nuvem e a expectativa de que essa mudança agregue lucro de 414 bilhões de dólares. Isso só reforça a vantagem competitiva e a velocidade de atuação no mercado que plataformas do tipo podem proporcionar. Contudo, é preciso que a migração dos workloads seja bem pensada, contando com um bom provedor para que a conta de cloud depois não seja uma surpresa.

Com funcionalidades que incluem suporte para as principais cargas de trabalho (Linux Server, Windows, VMWare e SQL); visibilidade completa de todas as fases do processo; ferramentas de análise; preparação e estimativa de custo, o Azure – solução desenvolvida pela Microsoft e responsável por aumentar em 21% a receita da empresa – tem a abordagem abrangente e o passo a passo simplificado para facilitar sua adoção.


LEIA TAMBÉM:

+ Multicloud híbrida, a abordagem que chegou para ficar

+ Nuvem híbrida: como criar, escalonar e gerenciar aplicações com Nutanix e Red Hat

+ Backup e recuperação de dados: proteção ampliada contra ransomware



Passo a passo: da definição de estratégia ao gerenciamento de ambientes na nuvem

Com metas e motivações do negócio bem documentadas, uma equipe multifuncional (que envolva desde TI até o setor financeiro), é possível alinhar expectativas e, atuando ao lado de parceiros como a Populos, planejar e efetuar a migração sem correr riscos.

Seguindo as diretrizes do Microsoft Cloud Adoption Framework para Azure, nosso time de experts nessa tecnologia pode criar um plano de modernização baseado nos principais insights sobre as ferramentas, softwares, infraestruturas e ambientes locais usados até então como base do negócio.

Já com a minuciosa avaliação em mãos, os cálculos e as diretrizes corretas para implementação, as zonas de destino são criadas e, por meio de um hub central e um projeto que integre pessoas, processos e tecnologia, a migração de uma ou mais cargas de trabalho começa a acontecer de fato.

Vale lembrar que, para que seja possível potencializar a inovação e aproveitar ao máximo todos os recursos que essa mudança oferece, a modernização de aplicações no Serviço de Aplicativo do Azure e do banco de dados no Banco de Dados SQL do Azure ou nas Instâncias Gerenciadas de SQL do Azure também pode ser feita antes, durante ou depois da migração.

Produtividade e segurança para o negócio

Além de promover a redução de custos ao longo do tempo, o serviço de cloud computing traz benefícios para as frentes mais estratégicas dos negócios: segurança digital e experiência do colaborador.

Ao facilitar o acesso remoto e eliminar os problemas de indisponibilidade de sistemas, a plataforma da Microsoft ajuda a otimizar o tempo dos colaboradores e aumentar a produtividade e integração de todos, o que hoje é fundamental para reter talentos.

Em termos de cibersegurança, ela conta com recursos baseados em Zero Trust que ajudam a lidar com os riscos que aumentaram rapidamente nos últimos dois anos. Com uma forte proteção de autenticação de identidade, o Azure fortalece a linha de defesa contra acesso indevido e ataques como ransomware. Exemplo disso é que, só em 2021, foram 35,7 mil milhões de e-mails de phishing interceptados e mais de 25,6 mil milhões de ataques de autenticação de força bruta bloqueados.

Atualmente são mais de 3.500 especialistas em segurança e muitas certificações de conformidade em Azure que ajudam a garantir a privacidade de todos e fazem a solução se destacar no segmento de nuvem inteligente. Para saber mais detalhes e explorar todos os seus recursos, entre em contato com o time da Populos.