À medida que as empresas aceleram suas estratégias de transformação digital, recursos integrados de segurança, monitoramento e gerenciamento em ambientes multicloud híbridos se tornam ainda mais necessários. E para atender à essa demanda, a Populos aposta na parceria com empresas líderes no mercado de proteção de dados, nuvem e hiperconvergência.

Nosso time de especialistas entende que hoje esses recursos são alguns dos pré-requisitos básicos para simplificar operações e chegar ao futuro do trabalho com foco no que é realmente importante para o crescimento dos negócios. Não à toa, os gastos de organizações brasileiras com computação em nuvem devem atingir US$ 3 bilhões até o final de 2021, ao mesmo tempo em que a adoção de HCI no país supera a média mundial.

Por aqui, a Neoenergia, por exemplo, adotou infraestruturas hiperconvergentes para melhorar a gestão das operações de algumas de suas subsidiárias, centralizando processos internos e aumentando a performance, escalabilidade e estabilidade no processamento dos dados de mais de 15 milhões de clientes em 18 estados.

Líder no segmento e parceira estratégica da Populos, a Nutanix anunciou recentemente em seu maior evento global – o Nutanix Next – algumas novidades que devem facilitar a gestão de ambientes multicloud híbridos e amadurecer sua adoção entre os líderes de TI de empresas do mundo todo.


LEIA TAMBÉM:

+ Nuvem híbrida: como criar, escalonar e gerenciar aplicações com Nutanix e Red Hat

+ Hiperconvergência: um fator chave para transformação digital no setor de energia

+ Como modernizar sua infraestrutura de data center?


Atualização do AOS com Flow Networking

Entre os principais anúncios estão os novos recursos da Plataforma Nutanix® Cloud, incluindo o lançamento do software AOS™ versão 6 que visa ajudar as empresas a construírem data centers modernos definidos por software e a acelerarem seus ambientes multicloud híbridos. A tecnologia permitirá às empresas implementarem uma rede virtual integrada com recuperação de desastres (DR) aprimorada, segurança Zero Trust e gerenciamento por meio de uma única interface, simplificando a gestão e reduzindo custos operacionais.

Com o Flow Networking™ entregue via Nutanix AOS 6, a companhia traz uma oferta de Virtualização de Rede no hipervisor AHV® que permite aos clientes simplificar sua rede com um único painel de gerenciamento definido por software. Empresas e prestadores de serviços podem agora facilmente criar Nuvens Privadas Virtuais (VPCs) para oferecer a seus usuários uma agilidade semelhante a uma nuvem com mínima dependência de switches e roteadores de hardware.

Habilitação de acesso aos recursos de Disaster Recovery

Clientes que adotarem a Plataforma Nutanix Cloud com AOS 6 terão acesso a novas funcionalidades de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres (BCDR – Business Continuity/Disaster Recovery), que antes eram encontradas apenas em soluções especializadas. Construída no AOS 6, a solução dá a opção de acelerar a cloud pública como um site secundário, provendo suporte para metro-clustering nativo para o hipervisor AHV integrado e permitindo failover automático em caso de desastre, além de recursos como criptografia ponta a ponta para o tráfego de DR.

Inclusão de políticas Zero Trust no Flow Security Central SaaS

Ainda dentro dos esforços recentes para aumentar a proteção de workloads na Plataforma Nutanix Cloud, a companhia anunciou novos recursos no Flow Security Central™ SaaS, que usa Machine learning para criar automaticamente políticas de microssegmentação, responsáveis por analisar o tráfego de rede e recomendar medidas de segurança. A ideia é permitir que as empresas adotem uma abordagem Zero Trust para a segurança sem que o desenvolvimento de políticas eficientes seja um obstáculo (particularmente em ambientes que abrangem nuvens públicas e privadas).

Criação do Data Lens e do Nutanix Era

Outros dois lançamentos superlegais do evento foram o Nutanix Data Lens™, um novo serviço de governança de dados não estruturados, e as atualizações no Nutanix Era™, um serviço de banco de dados que entrega escalabilidade de armazenamento com um clique e promove um controle eficaz de acesso baseado em funções para gestão de banco de dados em ambientes multicloud híbridos. Com essas novas funcionalidades, a Nutanix aumentará em até duas vezes o desempenho de armazenamento para workloads de banco de dados e em até três vezes para workloads de big data (e sem a necessidade de reconfiguração complexa).

Parceria estratégica com Citrix

Por fim, para possibilitar a implementação de soluções de trabalho remoto em nuvens privadas e públicas, a Nutanix anunciou uma expansão da sua colaboração com a Citrix (também parceira estratégica da Populos). A ideia é prover acesso seguro, sob demanda e flexível a aplicações, desktops e dados de qualquer dispositivo, em qualquer local e em qualquer escala por meio da infraestrutura de HCI da Nutanix, permitindo ainda implementações híbridas multicloud do Citrix DaaS (desktop como serviço) e do Citrix Virtual Apps e Desktops.

Para saber mais detalhes sobre as novidades e descobrir como incorporá-las ao seu negócio, entre em contato com um de nossos especialistas.