Descubra como Populos e Akamai podem te ajudar nessa jornada

Migrou aplicações ou dados para a nuvem recentemente ou planeja passar por esse processo em breve? Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for sim, existe algo que a Populos precisa te dizer: os cibercriminosos também estão de olho nas possibilidades que esse ambiente oferece.

Relatórios recentes indicam que serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox e Yandex Disk, estão sendo usados para disseminar malwares e vazar dados. Estes ataques cresceram 48% em 2022 e têm como objetivo estabelecer um canal de exfiltração de dados a partir de vulnerabilidades.

Experts em contornar medidas de segurança, os criminosos estão direcionando seu foco para indústrias que estão passando por um intenso processo de modernização de infraestruturas, como manufatura, mas ainda deixam a proteção de dados e aplicações em segundo plano.

Pressionadas pelas mudanças impostas pela pandêmica de COVID-19, essas organizações aceleram a digitalização de processos e a adoção do trabalho híbrido, consequentemente, se tornando mais dependentes de soluções em nuvem.

Contudo, deixam algumas lacunas que hoje são muito bem aproveitadas por malwares como MeatBall, FourteenHi e ExCone, levantando uma questão crucial: como podemos navegar com segurança na era da cloud?

Uma realidade digital, uma realidade vulnerável

Apesar do futuro brilhante pela frente, as indústrias no processo de digitalização de suas operações precisarão fazer muito mais do que discutir cibersegurança e transformar a cultura organizacional, por exemplo.

Recentemente, um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial classificou as falhas de segurança cibernética como um dos maiores riscos de curto prazo para as organizações globais. E aparentemente, recursos mal aproveitados, APIs desprotegidas e configurações incorretas na nuvem se encaixam entre essas falhas.

Lidando com o tráfego de milhões de dados diariamente, as empresas que adotam ambientes de nuvem corporativa, sejam eles híbridos ou não, também precisam investir em recursos como segmentação de rede, firewalls, controles de acesso e, acima de tudo, uma abordagem baseada em Zero Trust.

Para a Populos, em outras palavras, isso significa investir em soluções como Akamai Guardicore Segmentation.

Microssegmentação: o segredo da abordagem moderna

De fácil implementação, a ferramenta de microssegmentação da Akamai permite o mapeamento de dependências profundas de aplicações e a aplicação de políticas, oferecendo ampla cobertura, visibilidade profunda, fluxo de trabalho intuitivo e políticas granulares.

Com grande precisão, ela detecta movimentos laterais mal-intencionados que costumam passar despercebidos e oferece recursos como:

– Análise forense com visibilidade histórica e em tempo real;

– Cobertura que inclui desde tecnologias legadas até sistemas mais recentes;

– Rotulagem flexível;

– Detecção rápida de plataformas e dispositivos de alto risco

Com políticas rápidas para testes e implementações e mapeamento de dependências profundas, o Guardicore Segmentation traz visibilidade completa, monitoramento 24/7 e flexibilidade.

Segurança reforçada para aplicações e APIs

Além da segmentação, é necessário também investir na proteção de aplicações e APIs. O Akamai App & API Protector é uma solução unificada que combina firewall de aplicações da web, mitigação de bots, segurança de APIs e proteção contra ataques DDoS de Camada 7 em uma única plataforma.

Esta ferramenta é excepcional em sua capacidade de identificar rapidamente vulnerabilidades e mitigar ameaças em todos os seus recursos online, mesmo em ambientes de arquitetura distribuída complexa. Reconhecido como o líder de mercado em detecção de ataques, o App & API Protector da Akamai é conhecido por sua implementação simples e facilidade de uso. Além disso, ele oferece atualizações automáticas para manter sua segurança sempre atualizada, enquanto proporciona uma visão abrangente do tráfego e dos ataques em suas propriedades online.

Akamai e Populos – unindo forças pela segurança na nuvem

Nomeada como líder pela Forrester em segurança na nuvem, a Akamai oferece uma gama completa de serviços de computação em nuvem, isso inclui desde o gerenciamento de armazenamento e banco de dados até soluções de segurança robustas, tudo respaldado por um suporte ao cliente premiado. A abordagem não é apenas reativa, mas proativa, antecipando ameaças antes que elas ocorram.

A empresa permite uma distribuição eficaz de cargas de trabalho e aplicações, atendendo às demandas de custo, desempenho e dimensionamento. Isso não apenas melhora a eficiência, mas também reduz os custos operacionais, tornando-se uma solução win-win para as empresas.

Para conhecer mais sobre a empresa e descobrir como adotar sua solução de segurança, você pode falar com os especialistas da Populos. Expert no assunto, o time trabalha oferecendo suporte e consultoria para a conclusão de projetos em tempo recorde, sem deixar a experiência dos colaboradores e a continuidade das operações de lado.