Ransomware, links maliciosos, e-mails de phishing… A verdade é que nós também não aguentamos mais ouvir falar nesses termos, mas com a democratização do roubo de dados e a eficácia que os hackers alcançaram rapidamente em 2022, algo nos diz que esse assunto não será deixado de lado tão cedo.

Durante os últimos meses, a América Latina sofreu 817 milhões de tentativas de ataques, tendo o Brasil como maior alvo de cibercriminosos (que dispararam nada mais nada menos do que 1.554 malwares por minuto). Pelo menos ¼ das instituições sofreram perdas financeiras e, ainda assim, o investimento em proteção de dados e usuários ficou aquém do esperado.

Nesse período, muitos foram os encontros que tivemos com clientes e lives que fizemos com parceiros para mapear as lacunas de segurança do ambiente corporativo redesenhado e entender como ajudar a superá-las. Nos concentramos em promover a abordagem Zero Trust e a adoção de recursos como segmentação e microsegmentação para proteger operações , lojas de varejo e bancos, por exemplo.

Os desafios da TI híbrida

De lá para cá, vimos surgirem oportunidades e desafios que relatórios como o Tendências em Proteção de Dados em 2023, da Veeam, mapearam posteriormente. Como notamos, os líderes de TI de fato esperam aumentar seu orçamento para segurança digital em pelo menos 7% esse ano, mas para fazer sabe o que? Alcançar mais confiabilidade e melhorar a recuperabilidade.

Problemas como o tempo de ação demorado e a falta de constância na avaliação dos ambientes andam causando verdadeiras lacunas de disponibilidade e proteção. E muito disso está diretamente relacionado a falta de integração entre as estratégias para lidar com a amplitude da TI híbrida.

Com aplicações e dados divididos entre servidores físicos, máquinas virtuais e nuvens, os times de tecnologia estão sentindo dificuldade em reduzir riscos com simplicidade e controle abrangente. Por isso, nós estamos aqui para mostrar que é possível modernizar e proteger dados e aplicações sem que haja formação de silos ou aprisionamento da infraestrutura.

Apostamos na segurança de cargas de trabalho na nuvem, virtuais, físicas, SaaS e Kubernetes de forma intercambiável através da plataforma única de backup e gerenciamento de dados da Veeam, nossa parceira estratégica mais recente. Flexível e com uma interface simples, ela é escalável e capaz de lidar com os SLAs mais rigorosos do mercado.

A solução para qualquer ambiente

Quando dizemos aos nossos clientes que a plataforma da Veeam é abrangente, isso significa que ela tem capacidade de proteger ambientes AWS, Azure e Google Cloud, Kubernetes de forma modular e extensível. E conta com recursos para recuperação instantânea que incluem desde rastreamento de arquivos alterados e integrações de Storage Snapshot e replicação até captura de dados 4 em 1.

Para garantir um reestabelecimento rápido no caso de qualquer tipo de ataque, ela aposta não só no backup, como também na replicação de snapshots VMware e Hyper-V, nas Integrações com storage e na proteção contínua de dados via replicação assíncrona para VMware.

Criada também para suportar aplicações SaaS, a solução protege dados compartilhados em conversas, arquivos e sites do Microsoft Teams, uma das ferramentas de colaboração e comunicação mais usadas no mundo, e ainda facilita a restauração deles.

Em suma, e para que não haja mais dúvidas, nós diríamos que esses são os maiores diferenciais da Veeam Data Platform:

  • Portabilidade de dados e mobilidade de nuvem;
  • Imutabilidade multicamadas;
  • Complexidade reduzida;
  • Capacidade escalável;

Se interessou? Então entre em contato com o nosso time! Estamos aqui para te ajudar a reduzir riscos e gastos ao lado da Veeam, empresa que já foi nomeada como líder no Gartner Magic Quadrant for Enterprise Backup and Recovery Software Solutions 6 vezes.