Se nos últimos 3 anos nós conseguimos acelerar a digitalização dos negócios, promovendo a modernização de infraestruturas e migrando para novos ambientes com sucesso, como ainda não conseguimos otimizar o ciclo de vida dos serviços de TI? Essa é uma dúvida que paira sobre muitas empresas.

Entre restrições orçamentárias e regulamentações de conformidade, CIOs e CISOs seguem em uma verdadeira jornada para integrar e automatizar processos em ITSM, além de simplificar a comunicação e a resolução de problemas rotineiros que costumam consumir 66% dos recursos das equipes, segundo o Gartner.

Capaz de driblar esses e outros obstáculos, como a escassez de mão de obra qualificada, o Freshservice se tornou a aposta da Populos para trazer mais previsibilidade para os negócios. Destaque no portfólio da Freshworks – nossa parceria estratégica – , a solução é uma mão na roda no desenvolvimento interno de práticas e protocolos de planejamento, entrega e gerenciamento dos serviços de TI.

Ganhando espaço nas organizações, o Freshservice representa meio caminho andado para a adoção de princípios de Enterprise Service Management, tópico que deve receber atenção redobrada ao longo dos próximos meses, impactando positivamente a qualidade da experiência do colaborador e do cliente.

Para muito além do que estamos acostumados a chamar de “suporte” diante de problemas relacionados a dispositivos e aplicativos, esse software abre espaço para que usuários de negócios e de TI consigam criar fluxos de trabalho,  fazer solicitações e responder à chamados com rapidez.

Eficiência na prática

Intuitivo e dinâmico, o Freshservice foi desenvolvido para diminuir o tempo gasto com atividades repetitivas, a sobrecarga com o acúmulo de funções operacionais e os silos criados pela falta de informações sólidas para relatórios.

Responsável por detectar e agir contra a causa raiz de incidentes e falhas, ele tem inteligência artificial de alto nível em seu DNA e conta com mais de 15 integrações nativas com aplicativos como GSuite, ATLASSIAN JIRA e Amazon Web Services, bem como APIs que permitem ler, modificar, adicionar ou excluir dados de sua central de atendimento.

Com foco na usabilidade do cliente interno, sua plataforma oferece a modularidade e assertividade que procurávamos e hoje aproveitamos para obter resultados mais concretos e acelerar a tomada de decisões. Como Matheus Aguiar e Lucas Neiva disseram nessa live feita ao lado da Freshworks, trata-se de um software baseado em SaaS que promove evolução de todas as frentes do negócio.

Recursos que vão de A a Z

Para comprovar exatamente o que queremos dizer com isso, aqui estão alguns de seus recursos:

  1. Disponibilidade de agentes virtuais e chatbots para melhorar o suporte ao cliente e agilizar a resolução de problemas;
  2. Controles de acesso dos usuários para garantir segurança e conformidade, além de análise de sentimentos para prever ações;
  3. Gerenciamento de contratos, mudanças, ordens de compra, alertas e licenças de software.
  4. Manutenção preditiva e monitoramento contínuo de infraestruturas com geração de tickets para manter usuários relevantes bem-informados;
  5. Provisionamento inteligente do desempenho de ativos.

Na prática, a implementação do Freshservice pode trazer a regularidade que falta para que cada processo aconteça de forma mais estruturada, tarefas sejam definidas com assertividade, o tempo de inatividade diante de falhas seja reduzido e a identificação e recuperação de problemas críticos acelere.

Ou seja, é um investimento capaz de ajudar a reter talentos, eliminar custos extras e impedir desperdícios e curto prazo, tudo o que é preciso para garantir a continuidade dos negócios na era em que vivemos.

Descubra já como implementar o Freshservice e integrá-lo à suas ferramentas de colaboração, como Microsoft Teams e Slack, para agregar mais valor ao dia a dia dos seus colaboradores. Entre em contato com o time da Populos e faça uma avaliação completa para definir o tamanho ideal do seu gerenciamento de TI.