À um passo do que chamamos de Indústria 4.0, o setor elétrico brasileiro está enfrentando uma verdadeira transformação guiada pela adoção de recursos avançados de tecnologia. Ao longo dos últimos anos, processos de geração, transmissão e distribuição de energia tem sido otimizados a partir de investimentos em hiperconvergência, nuvem híbrida e até Smart Grids.

No entanto, quando falamos em segurança cibernética, muitas empresas desse segmento ainda não sabem como começar. Nesse post do blog da Populos, vamos discutir os desafios de cibersegurança no setor de energia e, de quebra, mostrar como as soluções da Veritas podem ser uma opção nesse sentido. Confira!

Panorama do setor de energia

Desde a pandemia, soluções como sensores de comunicação e softwares de gerenciamento baseados em IA se tornaram algumas das escolhas para permitir o monitoramento, gestão e controle de forma eficiente. O que representa um ganho e tanto nos quesitos de continuidade dos negócios, redução de custos e qualidade da experiência do colaborador.

Já em segurança cibernética, a história é um pouco diferente. Ainda que 85% dos executivos do setor considerem provável que operações sejam paralisadas por ataques cibernéticos e danos a ativos e infraestruturas aconteçam nos próximos anos, o investimento das organizações em proteção de dados e usuários ocorre lentamente.

Não é surpresa que muitas empresas não tenham se ajustado adequadamente aos requisitos mínimos de segurança cibernética estabelecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no Ambiente Regulado Cibernético (ARCiber). Agora, elas estão lutando contra o tempo para implementar medidas corretivas em suas redes.

Segurança como lei

Baseados no National Institute of Standards and Technology (NIST), esses controles mínimos de segurança incluem a implementação de protocolos claros quanto ao gerenciamento de identidades e acessos, armazenamento de dados, gestão de credenciais e tratamento para cada cenário de risco.

Juntos, eles compõe a RO-CB.BR.01, cuja implementação foi dividida em três ondas para que os gestores da área consigam avaliar a maturidade das empresas, mapear vulnerabilidades, promover mudanças culturais e investir em ferramentas para segmentação de redes, detecção de intrusões e criptografia de dados até outubro de 2023.

Isso porque, o Brasil é um dos maiores alvos da ação de hackers na América Latina, somando mais de 100 bilhões de tentativas de golpe. Na região, mais de 10 torres de transmissão já foram derrubadas durante ataques e incontáveis empresas do segmento já tiveram suas atividades interrompidas.

Veritas como solução

Aposta da Populos para ajudar as equipes de TI nessa jornada, a Veritas tem um portfólio abrangente de produtos e serviços que simplificam o gerenciamento autônomo de dados críticos, proporcionando maior controle e visibilidade sobre os dados, e promovem a recuperação rápida e confiável após desastres em caso de falhas no sistema, desastres naturais ou outros eventos imprevistos, tanto em AWS, Azure, Google Cloud Platform, arquivos Windows/Linux não estruturados e VMs.

A Veritas também tem experiência em ajudar organizações a cumprir regulamentações e normativas de dados específicas, como a RO-CB.BR.01 e a NOS, garantindo que os dados sejam armazenados e protegidos de acordo com as diretrizes exigidas.

Compatível com ambientes híbridos (algo cada vez mais comum no setor de energia), as soluções NetBackup e Backup Exec foram desenvolvidas para eliminar lacunas e promover resiliência cibernética on-premises, em qualquer nuvem ou em ambos. Aqui estão mais algumas razões pelas quais as soluções da Veritas para backup podem ser consideradas uma excelente opção nesses casos de uso:

  • Escalabilidade e flexibilidade: As soluções da Veritas são projetadas para atender às necessidades de organizações de todos os tamanhos. Elas oferecem escalabilidade para lidar com grandes volumes de dados e se adaptam facilmente a ambientes tecnológicos complexos, como data centers de empresas do setor de energia.
  • Deduplicação e eficiência de armazenamento: A Veritas utiliza técnicas avançadas de deduplicação de dados, reduzindo o armazenamento necessário para backup e recuperação. Isso resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos de armazenamento e redução de custos operacionais.
  • Suporte técnico e atualizações regulares: A Veritas possui uma equipe de suporte técnico dedicada e oferece atualizações regulares de seus produtos. Isso garante que as soluções de backup estejam sempre atualizadas, seguras e prontas para enfrentar novos desafios tecnológicos e regulatórios.

Ou seja, são soluções que trazem muito mais eficiência para o dia a dia das operações e promovem uma verdadeira redução de custos com planos de emergência ligados ao pagamento mediante multas por não cumprimento da lei ou até por sequestro de dados, por exemplo.

Para adotá-las, as empresas podem contar com a ajuda dos especialistas da Populos, premiada recentemente como Net New Logo Partner da Veritas. Basta entrar em contato e agendar uma avaliação com o time.